por Nilton Ramos*
Pressionada pela derrota na estréia, e jogar na Arena Castelão, em Fortaleza, a Seleção Brasileira conseguiu sua primeira vitória nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia/2018.
Depois de perder para o Chile na casa do adversário, o técnico Dunga promoveu algumas modificações no time, com destaque para a saída do atacante Hulk.
Começou mexendo no gol, ao tirar Jefferson para começar com Allison.
E o primeiro gol saiu antes do primeiro minuto do jogo, numa roubada de bola na intermediária adversária, e Willian abriu o placar, o que facilitou a vitória de 3 a 1 sobre a Venezuela no final.
Nos demais jogos da rodada, destaque para mais um tropeço da Argentina, que empatou sem gols com o Paraguai. Uruguai goleou a Colômbia por 3 a 0. Equador 2 x 0 Bolívia. Já a seleção chilena marcou sua segunda vitória na competição, ao bater por 4 a 3 o Peru, fora de casa, e segue na liderança do torneio.
Na terceira rodada, Brasil e Argentina se enfrentarão em um clássico que está sendo encarado como o jogo sem tempero.
O time brasileiro vem de uma derrota para o Chile. Os argentinos em seis pontos fizeram apenas um, ao perder na estréia em casa e empatar fora a segunda, sem gols.
TÍTULO PODERÁ SER DECIDIDO EM CONFRONTO DIRETO – As campanhas regulares de Corinthians e Atlético neste equilibrado Campeonato Brasileiro da Série A são provas mais do que suficientes para demonstrar que dificilmente o líder e o vice-líder terão uma folga para respirar e se considerar com ‘a mão na taça’ de campeão de 2015.
Paulistas e mineiros fazem uma excelente campanha, com os dois times tendo dividido a liderança praticamente um em cada metade do certame nacional.
Depois da rodada intermediária, na quarta-feira, o Atlético venceu o Internacional por 2 a 1 jogando na Arena Independência, no bairro Horto, em Belo Horizonte, com apoio incondicional da sua fiel torcida, e chegou a dormir com uma diferença pequena de 2 pontos atrás do líder, Corinthians, que jogaria 24h depois.
E mais uma vez se viu o equilíbrio entre paulistas e mineiros que disputam palmo a palmo os pontos que poderão ser suficientes para levantar o caneco de campeão.
Tanto que na noite passada foi a vez do Timão receber em São Paulo o Goiás, que alterna bons e maus momentos pra um confronto considerado com um ser grau de risco ao líder.
Mas assim com o Galo de Minas, a equipe do técnico Tite conta com uma apaixonada torcida, que incendeia sua arena, inspira seu time, que sufoca os adversários quando joga em casa. Fez 3 a 0, e voltou a abrir cinco pontos de diferença sobre o time de Levir Culpi.
No próximo domingo, o Galo joga em Recife contra o Sport. Um adversário difícil de ser batido em seus domínios. O confronto é de extra importância para o time mineiro, que não pode se desgarrar do líder Corinthians.

SÃO PAULO A DECEPÇÃO DA RODADA – Em que pese o equilíbrio do campeonato deste ano, a rodada do meio de semana também foi marcada por resultados surpreendentes.
E coincidentemente, tendo como atores três equipes paulistas. O São Paulo que contou com a estréia do jovem treinador Doriva, mas campeão paulista e carioca, não começou bem, e foi surpreendido pelo Fluminense, em queda livre, ao fazer 2 a 0 no Maracanã.
Na outra partida da noite, o Palmeiras voltou a perder, quebrando uma boa sequência de vitórias, e foi para a Ponte Preta, que entrou na briga pelo ‘G-4’ ao ser derrotado por 1 a 0, em seus domínios.
A outra surpresa da rodada foi a goleada que o Flamengo sofreu do Figueirense [ 3 a 0] jogando no Orlando Scarpelli.
Nos demais confrontos, o Sport fez 3 a 0 sobre o Avaí. Joinville 3 a 1 no Coritiba. O Cruzeiro foi a Curitiba e empatou em 2 a 2 com o Atlético. O time azul tem demonstrado muita união a cada partida no distanciamento da zona de perigo, mas próximo confronto será um clássico com o Fluminense no Mineirão. O time carioca vem motivado pela vitória sobre o são Paulo.
Já o Grêmio bateu o Santos por 1 a 0 e o Vasco empatou em 1 a 1 com a Chapecoense, no Maracanã, em jogo de reclamação sobre a arbitragem.
Na partida do Maracanã, muitas reclamações. Pelo lado da Chapecoense, dois pênaltis reclamados pelo time visitante não teriam sido marcados.
O Vasco criticou arbitragem por um pênalti não marcado em seu favor e outro marcado erradamente em seu desfavor. Arbitragem muito criticada foi do mineiro Ricardo Marques Ribeiro.

O equilíbrio do Brasileirão segue nas três partes da tabela. Pelo ‘G-4’, na permanência da zona intermediária e na parte de baixo, [‘Z-4’] para fugir da degola.
De ponta a cabeça a diferença na pontuação não é confortável pra ninguém. Não se pode cravar absolutamente quem será o campeão, os times que disputarão a Libertadores e aqueles que serão rebaixados à Série B de 2016.



