Você, empreendedor, sabe tomar decisões que geram resultado no seu negócio?

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Nós tomamos decisões a todo momento. E o resultado que temos, seja em nossa vida pessoal ou profissional, é a soma dos resultados de cada decisão que tomamos.

Você sente que não tem tempo para fazer o que precisa ser feito? Ou sente que não está tendo o resultado que queria ter? Pode ser que você não esteja sabendo tomar decisões adequadas, decisões que gerem produtividade e resultados.

Muitas pessoas pensam que “se compreende a técnica de um negócio, compreende o negócio que faz essa técnica”. Ou seja, se você se formou em odontologia então sabe como funciona um consultório odontológico. Se você é um cozinheiro profissional, então sabe como funciona um restaurante. Mas essa idéia não poderia estar mais errada. Um grande ícone que comprova a total falta de verdade nessa frase é Jack Welch, ex-CEO da GE (General Electric) por 20 anos. Ele teve grande sucesso ao elevar o faturamento da GE de uma dezena de bilhões para centenas de bilhões, gerindo esse negócio que fabrica desde eletrodomésticos e aparelhos médicos a motores de aviões, e presta serviços desde fornecimento de energia a serviços financeiros. Sua formação como engenheiro químico, embora tenha sido sua carta de entrada na empresa, não lhe ajudou em nada quanto a conhecer a maior parte dos negócios da empresa. Mas ele não precisou saber montar um motor de avião, como tirar um raio-X, ou como fazer uma transação com ações. Ele só precisou saber como gerenciar as pessoas que faziam isso e como conduzi-las para o resultado que almejava.

Mas ele tinha nas mãos uma empresa multinacional de milhões. E você provavelmente tem apenas uma pequena empresa, ou é um profissional autônomo, e você precisa entender do que faz, pois é você quem põe a mão na massa, é você quem faz acontecer. Sim, isso é verdade, você precisa conhecer a técnica do seu negócio, mas isso não é garantia de sucesso.

Vamos pegar um exemplo: Você está fazendo o controle financeiro e percebe que a sua receita não está sendo suficiente para tirar o lucro que você queria. Qual ação você tomaria para resolver essa situação:

A) Tenta agilizar a entrega dos serviços ou produtos que já estão em produção para receber logo o pagamento;

B) Faz uma reunião com sua equipe para discutir como reduzir custos e como fechar mais negócios;

C) Planeja incluir novos produtos e serviços e como atingir novos públicos, para aumentar a demanda.

Para início de conversa, todas as respostas estão corretas. No entanto, cada uma delas age sobre uma área da empresa. Cada uma tem um objetivo diferente, sendo o resultado o mesmo, o aumento da lucratividade. Cada uma age sobre um período de retorno, sendo a primeira no curto prazo, a segunda no médio e a terceira no longo prazo.

Em uma empresa maior, é provável que cada uma dessas funções sejam desempenhadas por pessoas diferentes. No entanto na micro e pequena empresa e no caso do profissional autônomo, geralmente as três funções são desempenhadas pela mesma pessoa, você. É importante conhecermos esses três papeis que precisamos desempenhar, pois se agirmos apenas em um deles, a chance de sucesso são mínimas.

No seu negócio, portanto, provavelmente você desempenha o papel de Técnico, de Gerente e de Empresário, ou divide esses papeis entre você e sua equipe. Mas todos os três são necessários em qualquer negócio.

O papel de Técnico

O técnico é quem faz o trabalho. Seu lema é: Quando se quer uma coisa bem feita, faça-a você mesmo. O técnico adora fazer o trabalho, ele não sonha com as coisa, mas as faz. Desde que um técnico esteja trabalhando, ele está contente. Por isso, o técnico vive no presente.

O técnico é quem toma as decisões sobre como fazer o que precisa ser feito para gerar resultados imediatos. É um papel essencial, pois é através do papel de técnico que você consegue o resultado do seu negócio. Mas cuidado, pois, como diz o ditado, “quem trabalha demais, não tem tempo para ganhar dinheiro”.

O papel de Gerente

O gerente tem como objetivo gerir um negócio. Ele é pragmático. Sem ele não haveria planejamento, ordem e consistência no negócio. O gerente deseja ordem. O gerente trabalha olhando para o passado (suas próprias experiências, livros, cursos…) na busca de soluções para resolver problemas.

O gerente é quem toma as decisões do dia-a-dia da empresa, para dar ordem e garantir a produtividade. A função do gerente para a empresa é certificar de que o técnico esteja fazendo seu trabalho de forma produtiva e gerando resultados.

O papel de Empresário

A função do empresário é o de liderar um negócio. O empresário é o sonhador em nós, que tem uma visão diferente da presente e é o catalizador da mudança. O empresário pensa no futuro, nunca no passado, e raramente no presente. Um empresário encara uma falta de dinheiro não só resolvendo o problema mas implementando novos sistemas, técnicas, tecnologias e objetivos para minimizar falhas e atingir resultados melhores no futuro.

O empresário é o responsável pelas decisões que vão garantir o futuro da empresa. É o empresário quem faz o seu negócio crescer e melhorar.

Sendo Três em Um

Sabendo da importância de desempenhar esses três papeis em seu negócio, é importante dedicar um tempo para cada um. Só assim você poderá tomar as decisões adequadas para cada tipo de problema, seja técnico, gerencial ou empresarial.

Provavelmente a maior parte do seu tempo será dedicado ao papel de técnico, mas é importante dedicar um período diário para o gerente organizar o seu dia de trabalho, avaliar o andamento das finanças e por ordem na casa. E é importante também dedicar pelo menos um dia por semana ou por mês ao seu papel de empresário, para vislumbrar como crescer e melhorar o seus resultados.

Todos somos capazes de desempenhar esses papeis, basta organizar o seu tempo. Então deixe de trabalhar NO seu negócio para trabalhar PARA o seu negócio. Organize seu dia de trabalho, reserve um tempo para o seu Eu Gerente e para o seu Eu Empresário.

Você toma suas decisões como técnico, como gerente ou como empresário?

Lacy Amorimhttp://www.direcionarconsultoria.com.br/
Lacy Amorim. Palestrante e Coach com MBA em Gestão Empresarial e experiência na área de saúde, prestação de serviços, varejo e construção civil. Iniciei minha carreira como profissional de saúde e me aprofundei no estudo da administração e do marketing, quando lancei meu primeiro livro: "O Preço Certo - Orientações para formação de preços na área de saúde". Hoje me dedico exclusivamente a ajudar empreendedores, profissionais autônomos, micro, pequenos e médios empresários a tomarem boas decisões.
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