Início Colunistas Vidas negras importam!

Vidas negras importam!

Ultimamente, tenho pensado muito sobre como a politização de algumas pautas são incompreensíveis. Parece que tudo que diz respeito ao bom senso e ao respeito pelo ser humano tem sido colocado como uma bandeira da esquerda, enquanto afronta a isso é atrelado a ideologismo da direita, dos agressivos caras brancos armados que acham que é tudo “mimimi”.

Historicamente, sabe-se que Jesus era preto ou árabe. A cidade de Belém, onde Jesus nasceu, está no Oriente Médio, bem distante da Europa e de seus traços caucasianos. Ou seja, nossa de amor e empatia carregou em sua pele a melanina que mais tarde seria castigada, escravizada e inferiorizada por homens europeus que se julgavam melhores pela cor de sua pele.

Trago essa reflexão por acreditar que parte da libertação dessa e de diversas outras pautas sociais deveria partir de núcleos como a igreja, em função de seu poder de libertação social. Mas, infelizmente, o que vemos nos últimos anos é que o amor ao próximo tem sido colocado cada vez mais de lado, diante da teologia da prosperidade. Reflitam, e lembrem que o único motivo que levou Cristo ao ponto de estresse foram os vendilhões fazendo comércio em um templo.

O que aconteceria com Jesus nos dias de hoje? Jesus condenaria a sociedade LGBTQI+? O que sentiria Jesus ao ver pessoas com a pele igual a sua serem discriminadas, menosprezadas e até mesmo mortas? Penso que deveríamos sempre ampliar nossa mente, expandindo nossas ideias, amando e respeitando a todos ao nosso redor. Essa tarefa é difícil, mas deveria ser um exercício diário para todos.

É preciso eliminar, de uma vez por todas, as piadas racistas, mesmo aquelas que você julga serem bobas. É preciso extinguir o achismo de que o padrão de beleza é o branco, e que os pretos são a carne mais barata do mercado. Não é “mimimi”. É respeito. É bom senso.

Compartilhe
Olá! Eu sou o Renato, professor e entusiasta da boa política, que acredita em um novo Brasil, mais justo e igual para todos!

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
To install tap
and choose
Add to Home Screen
Continue in browser
To install tap
and choose
Add to Home Screen
Continue in browser
Continue in browser
To install tap
and choose
Add to Home Screen