Vacinação contra a paralisia infantil começa com Dia D no sábado

0
397

No próximo sábado (15/08), todas as Unidades de Saúde de Ipatinga funcionarão de 8h às 17h exclusivamente para vacinação infantil. 

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) iniciará no próximo sábado (15/08), dia nacional de mobilização, e se estenderá até o dia 31 de agosto. No Dia D da campanha, as 21 Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga funcionarão de 8h às 17, exclusivamente, para a vacinação infantil. Durante a semana, são 17 postos de vacinação nas Unidades de Saúde à disposição da comunidade.

Todas as crianças menores de cinco anos devem receber as duas gotinhas, como dose de reforço, contra a paralisia infantil. A meta do Ministério da Saúde é imunizar até 95% do público-alvo, estimado em 15 mil. A vacina é trivalente, segura e fundamental para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite por viajantes que chegam ao Brasil. Ainda há 16 países com casos registrados da doença. De acordo com Ministério da Saúde, estudos comprovam que eficácia da vacina é superior a 95%.

Durante a campanha também será feita a avaliação e atualização da caderneta de vacinação de todas as crianças nesta faixa etária.

Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Ipatinga, Telma Semirames, reforça a importância da adesão dos pais à campanha para garantir a proteção das crianças. “A vacinação é indiscriminada. Mesmo que a criança tenha sido imunizada recentemente é fundamental que os pais retornem aos postos de saúde com seus filhos para a avaliação e, se necessário, atualização da caderneta de vacinação infantil”, explica a profissional.

Em Ipatinga, as Unidades Básicas de Saúde ofertam todas as vacinas do calendário básico infantil. São elas: BCG, hepatite B, penta, poliomielite oral (VOP) e inativada (VIP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Compartilhe