Última semana de vacinação animal contra a raiva

Date:

No próximo sábado (27/06), Prefeitura de Ipatinga realiza o Dia D contra a raiva com 31 postos de vacinação à disposição da comunidade

A campanha de vacinação contra a raiva em Ipatinga entra na última semana e muitos proprietários de cães e gatos ainda não imunizaram seus animais de estimação. De acordo com o levantamento parcial da Secretaria Municipal de Saúde, 5.014 cães e 894 gatos estão protegidos contra doença. Em contrapartida, a meta do município é imunizar pelo menos 80% da população de cães e gatos, hoje estimados em 28 mil animais.

Nesta segunda-feira (22/06), as equipes da seção de Controle de Zoonoses de Ipatinga estarão com postos volantes de vacinação no bairro Limoeiro, nas ruas dos Abacaxis, Geraldo Gomes e Nossa Senhora Aparecida e avenida José Anatólio Barbosa, próximo ao matadouro. Na terça-feira (23/06), a vacinação será realizada nas praças das Mães e do Coreto, no Cidade Nobre e no Ideal, com ponto de vacinação na avenida Pedro Nolasco, próximo a Cônsul e na parte alta do bairro.

O município também mantém um posto fixo de imunização no Centro de Controle de Zoonoses (área da Suplan), no Cidade Nobre. O atendimento é de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 15h30. Para garantir a cobertura vacinal, será realizada nova busca ativa de cães e gatos na zona rural na quarta-feira (25/06). Em Ipatinga, a campanha foi iniciada no dia 25 de maio e já percorreu mais de 60 pontos em todas as Regionais Administrativas da cidade. O Dia D será realizado no próximo sábado (27/06), com 31 postos de vacinação para oportunizar que todos os proprietários garantam a proteção para seus animais de estimação (o novo calendário está disponível no site www.ipatinga.mg.gov.br).

Gerente da seção de Controle de Zoonoses, Eliane Lana, reforça a importância da vacinação animal para manter a circulação do vírus da raiva sobre controle, prevenindo assim, casos em humanos. “A raiva é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e do animal para o homem. Embora Ipatinga não registre casos desde 2000, é fundamental a adesão da comunidade para imunizar todos os animais”, explica a profissional.

 

Cães e gatos

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser levados por um responsável capaz de controlá-los durante a vacinação. Não há restrições para fêmeas que estejam prenhas, no cio ou amamentando. Apenas animais em recuperação de alguma doença ou que estejam com febre não devem ser vacinados. Vale lembrar que, filhotes devem receber o reforço 30 dias após a primeira dose.

No dia da vacina, é importante ainda que o proprietário informe corretamente o número de cães e gatos de sua residência. Essa ação integra a campanha de conscientização para a posse responsável, fundamental para o controle da população de cães e gatos do município e para a saúde da comunidade em geral.

Mais informações pelo telefone (31) 3829-8383 ou 8313.

- Patrocinadospot_imgspot_img

Compartilhar :

Assinar

Popular

- Patrocinadospot_imgspot_img

Relacionados
Relacionados

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Em até 15 dias, os trabalhadores de carteira assinada...

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora registrou mais de 2,5 mil inscrições

As unidades estaduais do Sebrae já começaram a...

É possível tornar as falências brasileiras mais eficientes?

Deixai toda esperança do lado de fora No início...