Suplementação Pré-Treino

Primeiramente, é importante saber que os suplementos nada mais são do que substâncias produzidas quimicamente que complementam o que não obtemos em quantidade suficiente por meio da alimentação – eles fornecem vitaminas, carboidratos, sais minerais e proteínas

Os suplementos não devem ser utilizados como forma de substituição alimentar.

Eles não oferecem risco à saúde quando utilizados de maneira correta e seu uso é liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Contudo, é importante ressaltar que devem ser consumidos sob orientação médica e nutricional.

Quando usados sem essa devida precaução, podem aparecer problemas cardíacos e renais, além de insônia, dores e cansaço.

Inicialmente, os suplementos alimentares eram utilizados para suprir deficiências nutritivas, mas seu uso se estendeu a toda a população por conta de seus benefícios. Os suplementos devem ser utilizados junto a uma alimentação equilibrada, e é importante que seja evitado o consumo de álcool e de drogas.

Dito isso, os suplementos podem ser divididos entre Pré Treino e Pós Treino.

O Pré Treino é o que irá preparar o corpo para o exercício, e a suplementação pode ser uma ótima aliada no processo. Confira os suplementos mais comuns no pré-treino:

Multivitamínicos: ajudam na manutenção do bom funcionamento do organismo. Todo movimento do corpo precisa de vitaminas e minerais, e é aí que eles entram, ajudando na digestão dos alimentos e fornecendo energia para os músculos que serão trabalhos nas atividades físicas (além de ajudarem na recuperação dos músculos).

BCAA: antes dos exercícios, melhora as respostas fisiológicas e psicológicas aos exercícios.

 NO2: dilata os vasos sanguíneos e ajuda o organismo a levar mais oxigênio e nutrientes para o músculo.

 Termogênicos: aumentam os níveis de energia, e por isso estimulam o corpo e ajudam na queima de gordura.

 Ácidos graxos essenciais: mantêm os níveis de testosterona e energia em alta. São fundamentais para absorver vitaminas lipossolúveis.

 E lembre-se: a indicação e a quantidade que deve ser tomada precisam ser orientadas de acordo com avaliações e exames.

Compartilhe
Médica – Sócia Proprietária da Clínica Promédico e Vice Presidente do Hospital São Sebastião de Tarumirim. Especialista em Nutrologia e Ultrassonografia. Medicina Integrada e Longevidade/Emagrecimento e Performance Esportiva