Serviços da Copasa deveriam ser discutidos na Justiça

Date:

Operação - 01

por Nilton Ramos

Ainda não acabou. Estão longe de acabar, ou pelo menos serem minimizadas as consequências do rompimento de duas barragens localizadas no interior da cidade de Mariana, município próximo à Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Cálculos ainda não exatos indicam que pelo menos 500 mil pessoas foram atingidas pelo rompimento das barragens em Mariana.

No distrito de Bento Rodrigues só devastação. Foto: Rede Globo/Reprodução.
No distrito de Bento Rodrigues só devastação.  Foto:  Rede Globo/Reprodução.

Na cidade, 150 casas foram completamente destruídas pelo sinistro da tarde da última quinta-feira. 62 milhões de metros cúbicos de água e lama saíram das barragens de Bento Rodrigues e de Fundão, pertencentes à mineradora Samarco; e seus rejeitos contaminados por ferro e mercúrio alcançaram 15 metros de altura.

O governo de Minas Gerais anunciou que as atividades de mineração Samarco estão embargadas até que se conclua as investigações que levaram ao desastre.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior (PPS) afirmou que além da mineradora Samarco, a Vale e a BHP Billiton, proprietários da Joint Venture também tem responsabilidade pelos acontecimentos no Município, e que afetam outras cidades e até outros estados, como no Espírito Santo.

O Ministério Público entregou nesta segunda-feira uma proposta à mineradora Samarco, no sentido que a empresa arque com pagamento mensal de pelo menos o salário mínimo nacional a todos os moradores da região afetada pelas barragens em Mariana, mais acompanhamento psicológico, porque houve perdas materiais e humanas.

Bombeiro resgata um cão. Foto: Rede Globo/Reprodução.
Bombeiro resgata um cão em meio ao lodaçal.   Foto:  Rede Globo/Reprodução.

Eles perderam casa, pertences pessoais, e até trabalho, não podendo arcar com sua mantença e a de sua família.

A empresa ainda não se manifestou quanto à ‘sugestão’ do MPMG.

Cenibra para

A Celulose Nipo Brasileira S/A (Cenibra) paralisou suas atividades na fábrica em Belo Oriente, no Vale do Aço, devido a tragédia de Mariana.

Cenibra capta água do rio Doce para a sua produção de celulose, e essa água perdeu a qualidade por conta dos resíduos de rejeitos que alcançaram a calha do rio.

Até aqui, 601 pessoas estão desabrigadas e 25 ainda desaparecidas, com duas mortes confirmadas.

SPIN

Copasa

Impasse entre a Copasa, e o prefeito Antônio Júlio, da cidade de Pará de Minas.

A crise se deu pela política de gestão da empresa naquela cidade, que afeta tratamento da água e o abastecimento.

Afirmou o prefeito que a empresa não tem planejamento e que os consumidores tem pago uma conta muito alta pela irresponsabilidade da Copasa.

Prefeito Antônio Júlio, de Pará de Minas aconselha que Copasa deve ser processada. Foto: Site Prefeitura de Pará de Minas.
Prefeito Antônio Júlio, de Pará de Minas aconselha que Copasa deve ser processada.
Foto: Site Prefeitura de Pará de Minas.

E pelo visto, todos os municípios onde a Copasa é exploradora dos serviços, como nas regiões de Caratinga, Inhapim, no Vale do Aço, entre outros, tem o dever, por meio de suas autoridades constituídas, exigirem da empresa, por meio de audiências públicas, uma resposta para o problema de desabastecimento e de investimento para a prestação do serviço, e não aceitar que a crise hídrica seja a única responsável pelo problema.

E caso a direção da empresa não trace um planejamento capaz de atender às demandas, que se busque discutir a qualidade do serviço prestado no Poder Judiciário.

Não se pode omitir e submeter a um serviço caro e sem qualidade como tem sido onde a Copasa atua. Ou a empresa atua com responsabilidade e competência, ou essa arque com as consequências legais. Essa discussão necessário que envolva Executivo, Legislativo, a sociedade organizada e o Ministério Público, com a prestadora do serviço público.

Face anuncia o ‘Notify’

O Facebook prepara-se para lançar na próxima semana um aplicativo de notícias independente, sob o nome Notify.

A rede social, em parceria com vários grupos de mídia,  disponibilizará conteúdos da Vogue, Washington Post, CBS, vídeos e canais de televisão.

Facebook anuncia o aplicativo ‘Notify.'
Facebook anuncia o aplicativo ‘Notify.’

O aplicativo alertará os utilizadores para as novas histórias dos meios de comunicação inseridos na parceria.

Com esta novidade, testada há meses, o Facebook quer ganhar espaço em face ao Snapchat e ao Twitter. A Apple e a Google também já anunciaram que trabalham no mesmo sentido, para ampliar seus negócios e atender seus usuários.

Serão milhares de artigos que todos os dias poderão ser lidos via Notify e que o Facebook e parceiros acreditam irá potenciar o número de leitores e o seu envolvimento com os meios de comunicação.

A rede social desenhada por Mark Zuckerberg angariou US$3,3 mil milhões com receitas de publicidade móvel no terceiro trimestre, o que representa três quartos da receita de anúncios do grupo.

A aplicação Notify é mais uma revolução nos padrões de consumo de produtos de mídia. Atualmente, 24% dos norte-americanos tem acesso a esses produtos por  meio  de plataformas na internet.  A private equity Kleiner Perkins Caufield Byers estima que este negócio possa valer US$25 milhões no mercado dos Estados Unidos.

Caminhoneiros protestam por saída de Dilma

Protestos contra o governo federal foram registrados em BA, ES, GO, MG, PR, RJ, RN, RS, SC, SP e TO.

Caminhoneiros protestam contra o governo que não atendeu as reivindicações da categoria, que luta por melhores condições de trabalho, estradas mais seguras, combustíveis mais baratos, hora de descanso, entre outros.

Os caminhoneiros já tem apoio em 11 estados da federação. Foto: EBC.
Os caminhoneiros já tem apoio em 11 estados da federação.  Foto:  EBC.

Mas também pedem a renúncia da presidente Dilma Rousseff (PT).

A Polícia Rodoviária Federal (PR) confirma o registro de 48 manifestações da categoria nas estradas federais de 11 estados brasileiros.  

Nilton Ramos
Bacharel em Direito; Pós-Graduado em Direito do Trabalho Lato Sensu; humanista e fundador-presidente da ONG CIVAS – BRASIL.

Compartilhar :

Assinar

spot_imgspot_img

Popular

Semalhantes
Relacionados

Ibovespa e Renda Fixa

O Ibovespa atingiu a marca dos 130 mil pontos...

EUA condicionam fim da ocupação da Palestina à segurança de Israel

Os Estados Unidos defenderam na Corte Internacional de Justiça...

Sobe para 17 o número de mortes por dengue no estado de São Paulo

O número de mortos por dengue no estado de...