Saúde: Abertas inscrições para capacitação no tratamento pós-covid

0
96
three person looking at x ray result
Photo by EVG Kowalievska on Pexels.com

Estão abertas até 31 de março as inscrições para os profissionais de saúde que queiram se especializar em atendimentos de reabilitação pós-covid. A iniciativa do Ministério da Saúde pretende capacitar 10 mil profissionais de todas regiões do Brasil.

Mais de oito mil profissionais já se inscreveram no programa e 26% já concluiriam a capacitação.

O Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da pasta, Hélio Angotti Neto, explica que a reabilitação de pacientes após a infecção pelo coronavírus ainda oferece muitos desafios.

Hélio Angotti Neto  destaca ainda os cuidados com a saúde mental como uma das prioridades no acompanhamento de pacientes que foram infectados pelo coronavírus. Fadiga, falta de ar e indisposição são os sintomas mais comuns de pacientes que adquiriram as formas moderada, grave e crítica da covid.

Desde o início da pandemia, especialistas alertam para a necessidade de se acompanhar os pacientes que ficaram com alguma sequela.

Gerson Cipriano, professor da Universidade de Brasília, pesquisador na área de reabilitação cardiorrespiratória afirma que de 97% de pacientes com indicação clínica são encaminhados para reabilitação, mas não conseguem fazer o tratamento, o que revela a necessidade de mais investimento no setor.

Gerson Cipriano considera positiva a iniciativa do Ministério da Saúde em oferecer capacitação nessa área. Mas sugere que seria importante, neste momento, focar em cursos práticos.

A capacitação do Ministério da Saúde é destinada médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e profissionais das equipes da Atenção Primária à Saúde. O curso tem carga horária de 45 horas e será à distância por meio da plataforma UNA-SUS.

A inscrição é gratuita. Mais informações no endereço: unasus.gov.br