Representação é a Chave do Negócio

 

 

Representação é a chave do Negócio

Ser representado quando está comprando um casa nos Estados Unidos  é diferente do Canadá, Reino Unido ou muitos outros países.

Este artigo pode ajudá-lo a entender melhor o processo e você poderá obter o melhor serviço prestado pelo seu Agente imobiliário.

Aspectos Muito Importantes

A maior diferença entre os EUA e outros países é que nos EUA usamos um sistema que envolve dois Agentes imobiliários – um representa o Proprietário do imóvel que está sendo vendido,  e o outro representa o Comprador. Isso é muito bom pois ambas as partes são representadas no processo de compra e venda. Um Agente pode representar ambos o Comprador e o Proprietário, na chamada Transação por Intermediação, que será explicada adiante.

Sistema de Dois Agentes

O Sistema de dois Agentes funciona por que nos EUA todas as propriedades são disponibilizadas à todos os Agentes via MLS (Sistema de Listagem Múltipla).

O MLS é como um grande galpão de propriedades, onde cada propriedade à venda é listada e atualizada para interagir imediatamente com cada Agente para possa pesquisar e e ajudar a localizar a propriedade mais adequada para você.

Ao contrário do Reino Unido por exemplo, onde Compradores precisam visitar todas as imobiliárias em cada área que desejam comprar, e trabalhar com cada Agente individualmente, nos EUA é preciso encontrar apenas um Agente que você confie, e este  Agente irá ter acesso à todas as propriedades, obtendo acesso e negociando à seu favor para auxiliá-lo na aquisição do seu imóvel.

É mais fácil ou não é?

Este sistema funciona por que quando um Agente lista a casa para o Proprietário a comissão é negociada e paga pelo Proprietário. O Agente que representa o Proprietário disponibiliza o imóvel no MLS e divide a comissão com o Agente que representa o Comprador.

 

O que quer dizer tudo isso para você enquanto Comprador?

A sua maior prioridade é encontrar um Agente que você goste, confie e que tenha como maior interesse encontrar o imóvel mais adequado, e esteja apto a negociar um contrato que resulte no imóve dos seus sonhos.  Seja ele residencial ou seu empreendimento em casas de férias. Você deve ainda levar em consideração como o Agente irá representá-lo após a venda.

Se você pretende utilizar sua propriedade como um negócio de aluguel por curtas temporadas o seu Agente deve elaborar um plano que o permita ser bem sucedido no seu novo empreendimento. Isso acaba sendo mais importante do que o processo de compra. Muitos imóveis para aluguel por temporadas  falham por não terem sido adequadamente preparadas em função de orientações erradas e/ou má administração. Encontre um Especialista em Casas de Férias que entenda o lado de quem possui um negócio de casas de férias e que possa instruí-lo em todos os aspectos.


Entreviste

Converse com quantos Agentes você achar necessário, compare-os e escolha um, baseando-se em confiança, conhecimento e experiência. Comunique aos outros Agentes entrevistados que optou por outro Agente. Assim evitará ser contatado pelos Agentes que não foram selecionados, pois saberão que suas responsabilidades com você terminaram quando optou por outro Agente Imobiliário.

Essa pode ser a decisão mais importante para o seu investimento. Você deve se sentir confiante que o Agente escolhido por você conhece e pode lidar com as complexidades tanto da compra quanto dos aspectos que envolvem o seu novo negócio.
Esta pessoa que verifica e viabiliza  tudo para você irá pedir somente uma coisa em retorno – a sua LEALDADE.

Esse Agente pode trabalhar para você por vários meses, dedicando grande parte do seu tempo, conhecimento, expertise, honestidade e lealdade sem nenhuma garantia de um centavo sequer em retorno.

Então você precisa se perguntar – se você fosse o Agente e soubesse que o seu Cliente está trabalhando com outros Agentes, você gostaria de dedicar seu tempo e energia em benefício dessa pessoa – ou você estaria mais inclinado a dedicar o seu tempo e energia para alguém que demonstrasse lealdade?

Tempo é o bem mais precioso para um Agente Imobiliário.
Se você deseja a melhor representação e o melhor esforço de um experiente e bem informado expert, então diga ao Agente que está trabalhando com você: “ Eu quero que você me represente nessa transação”.

Transação por Intermediação 

É melhor ter a sua própria representação num processo de compra e venda. O Proprietário paga 100% da comissão independente de você ter ou não um Agente o representando. Então, é melhor que você tenha alguém defendendo os seus interesses na transação.

Sem Representação

Ao contrário do que se imagina, não é possível obter uma melhor negociação se você não tem um Agente trabalhando com você. O proprietário ainda é contratualmente obrigado a pagar uma comissão referente àquela transação. Na verdade se você não tem alguém o representando isso custará mais dinheiro para você. Não somente durante a compra como também depois.

Pergunte a si mesmo, quem irá me ajudar com tudo o mais que preciso para cuidar do meu investimento e o meu novo empreendimento? Certamente não serão o Proprietário e/ou o Agente dele.

Não é possível enfatizar o suficiente qual a importância da expertise no pós-venda, tendo em quem confiar e que trabalhe no intuito de garantir o sucesso do seu novo bem. Isso deveria ser o ponto supremo na sua decisão em ter a melhor representação possível.

Transação por Intermediação

Contudo, pode ainda acontecer de o seu Agente favorito ser também quem listou o seu imóvel preferido. Isso pode ocorrer por que um Agente pode intermediar neutralmente a transação, sendo um  Agente que auxilia ambas as partes igualmente para realizar o negócio. Isso não acontece com freqüência, mas quando acontece, isso pode ser uma transação fácil para ambas as partes se tudo sair de acordo.

O que Representação significa?

Representação significa que você trabalha apenas com um Agente. Ao encontrar ou discutir sobre mercado imobiliário com qualquer outro você diz que já está trabalhando com um Agente. Orgulhosamente diga à eles o nome do seu Agente e deixe-os saber que o seu Agente estará em contato para maiores informações. Eles irão respeitar você ainda mais.

Resumindo, reserve um tempo para encontrar alguém que você goste e confie e, dê ao seu Agente sua total lealdade. Um bom Agente deve auxiliá-lo a comprar uma propriedade melhor do que tentar te vender uma, então, seja sincero e explique exatamente o que você está procurando, pois o seu Agente tem as ferramentas certas para assistí-lo da melhor maneira.

Gostou do artigo? Comente, faça perguntas. A sua participação é muito importante.

Compartilhe
Bacharel em Comércio Exterior pela UNA-BH/MG, é Agente Imobiliário licenciada no estado da Flórida, EUA, onde reside há 8 anos. Especialista em investimentos em Casas de Férias na região da Disney, além de amplo conhecimento nos setores residencial e comercial da Flórida, com ênfase nas áreas de Orlando e Miami. Rotariana, atualmente é Relações Públicas - pelo segundo ano consecutivo no Rotary Club of Lake Buena Vista. Empreendedora, esposa, madrinha e tia, ama viajar e estar em contato com pessoas do mundo inteiro. A coluna imobiliária terá o objetivo de esclarecer os mitos e verdades sobre investimentos no setor imobiliário da Flórida com foco em Investimento em Casas de Férias na região da Disney.