PRECONCEITO: Resposta e enfrentamento a Silas Malafaia e sua apologia à Homofobia

0
815

por Nilton Ramos*

 

Preconceito remonta de séculos. Evoluirmos muito em várias áreas…evoluímos física e espiritualmente. Entretanto, poderíamos nominar o preconceito como um tabu.

Maioria absurda camufla seus sentimentos, e quando os exteriorizam o fazem com o argumento falso de ‘piadas’, ‘brincadeiras.’ Mas quem o faz, faz conscientemente, pois atingem o alvo mirado. Cometem racismo, preconceitos de todas as formas, bullying. E pior, como apologia à homofobia [preconceito] praticado pelo falso profeta, Silas Malafaia, em sua página pessoal e em entrevistas concedidas à mídia imprensa e televisada, mais recentemente no tema que veio à baila, sobre as campanhas comerciais promovidas pelo Boticário e Coca-Cola, neste mês de junho, [dos namorados].

Em sua lamentável e preconceituosa manifestação [e que ele frisa ser direito fundamental dele ] também admite que suas convicções podem ser contestadas por quaisquer cidadãos contrários ao seu sentir. Malafaia é uma figura pública, formador de opinião.

É um ‘líder religioso’, seguido por milhares de cidadãos evangélicos, não só no Brasil. Quando torna público seu pensamento, ele recebe apoio, ele forma opiniões.

E no que tange sobre o tema em comento [preconceito, racismo, discriminação], entendemos estar ele, cometendo apologia à violência, sobretudo, à homofobia e ao bullying, pelo que assentam os comandos da lei nº 7.716/01/89, mas um ataque maior à Constituição Federal/1988, Malafaia tem conhecimento, é o que presumimos.

Atitudes como essas, justificam centenas de ações reparadoras contra sua pessoa física e a pessoa jurídica [igreja] a qual ele representa. E sinceramente, em que pese o direito à livre manifestação, não suplanta a invasão íntima das pessoas, poderiam requerer reparação judicial na medida do bem lesado, ao violar o sistema normativo brasileiro.

Mas em muitos pontos divergimos dele, a ponto de questionar que liderança fundamentada na Bíblia é essa que ele diz exercer? Uma multidão o segue…mas essa mesma multidão seria capaz de refletir sobre a mordomia em que Silas Malafaia vive? A casa luxuosa que abriga ele e sua família ?

Os automóveis poucos usados, pois, para enfrentar o trânsito agressivo das grandes Metrópoles, ele e seu grupo de ‘ministros’ podem facilmente se locomover em caros helicópteros. Ou de um país para o outro em potentes e milionários jatos que cruzam oceanos. Da onde tudo isso vem?

Da condenada teologia da prosperidade. Silas Malafaia não tem papas na língua. Aposta no poder que o dinheiro de ofertas e dízimos depositados em nome de sua ‘igreja’ podem livra-lo de quantos processos forem abertos contra tais disparates.

Esse falso profeta aproveita da ignorância dos seus seguidores, e a maioria sem amparo material que o dinheiro pode oferecer, entre eles, cultural, acreditam não ter outro caminho a seguir.

Líder só há um. O Criador de todas as coisas. Aquele que não separa nenhuma de suas ovelhas. Aquele que a reconhece em meio a mais de 7 bilhões. Pois é nesse Deus que confio. É esse Deus que sirvo. E é em nome d’Ele que não me omitirei diante de atitudes tão mesquinhas, agressivas, covardes e criminosas como essas, que circulam no mundo virtual.

Ao concluir, afirmo que em cada um de nós há sim resquícios dos nossos antepassados, de séculos, somos portadores de doenças virais como o preconceito, entre outras, mas mesmo que em minoria, admitimos nossas fraquezas do corpo e da alma, e que por outro lado, fortalecidos pela Misericórdia Divina, repudiamos toda forma de preconceito. Doa a quem doer.

 

 

 

Compartilhe