O governador Fernando Pimentel (PT) considerou, em nota, como regulares os voos realizados pelo ex-governador Aécio Neves, hoje senador, quando o tucano era o chefe do Executivo de Minas. O comunicado do petista foi divulgado nesta quarta-feira (23), mesmo dia em que a “Folha de S. Paulo” publicou reportagem com base em relatório do governo, dizendo que Aécio usou o avião do Estado para ir 124 vezes ao Rio de Janeiro.
Os deslocamentos foram feitos nos sete anos e três meses que o tucano foi governador. “Todos os voos listados no relatório atenderam aos requisitos legais, não havendo neles nenhuma irregularidade à luz da legislação vigente”, diz Pimentel.
Ainda segundo o comunicado, Pimentel alega que não cabe a ele analisar a reportagem. “Considera ainda o governador que não lhe cabe emitir opinião ou juízo sobre a mencionada matéria, e repudia desde logo qualquer suposta interpretação que a ele venha a ser atribuída”.
O governador mineiro esclareceu ainda que: “a matéria tem origem em relatório encaminhado à ALMG, elaborado pela Casa Civil, atendendo ao requerimento de número 279/2015 aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça em 31 de março do corrente”.
Segundo a “Folha”, a planilha do governo diz que a maioria das viagens foi entre quinta-feira e domingo. O documento cita ainda viagens para outros locais. O custo não foi informado. Pela legislação mineira, é permitido o uso de aviões oficiais pelo governador “em deslocamento de qualquer natureza, por questões de segurança”.
Em resposta, a assessoria de Aécio afirmou que o uso das aeronaves seguiu a legislação.
Fonte: Hoje em Dia