Ipatinga realiza primeira Conferência de Direitos Humanos

0
256

Pré-conferências elegem delegados e preparam participantes para o debate na próxima semana; abertura terá palestra do secretário de Estado Nilmário Miranda

A primeira edição da Conferência Municipal Conjunta de Direitos Humanos de Ipatinga será promovida pela Prefeitura, na próxima semana. Com o tema central “Participar para vencer desafios”, o debate acontecerá na sexta-feira (26/06), das 18h às 22h, no salão de festas Splendor Hall (no Veneza II), e no sábado (27/06), das 13h às 18h, na Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus (Veneza I).

O evento reunirá, nos dois dias, a 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a 3ª Conferência Municipal da Juventude e a 1ª Conferência Municipal da LGBT. Para a mobilização da conferência, a Prefeitura conta com os conselhos municipais de Direitos das Mulheres, da Juventude, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o Movimento de Gays e Simpatizantes do Vale do Aço (MGS) e o Coletivo Bill (Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Vale do Aço).

A abertura da conferência, no dia 26, terá como palestrante o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda. Em sua palestra, o representante do estado irá abordar as frentes de trabalho da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, criada recentemente, além de orientar o município nas questões relacionadas aos assuntos da área de Assistência Social.

No sábado, dia 27, a partir das 13h, os conselhos municipais de Direitos da Mulher, da Pessoa com Deficiência e da Juventude, o MGS, o Coletivo Bill e representantes da sociedade civil discutem os temas das respectivas conferências.

 

Eixos temáticos

A 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres será regida pelo tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. A discussão será conduzida pela palestra da subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Áurea Carolina.

Em sua primeira edição, a Conferência Municipal da LGBT abordará o tema “Por um Brasil que criminalize a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”. Como convidados, a conferência terá a assessora técnica da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica da Prefeitura de Vitória, Ariane Celestino Meireles; e o coordenador especial de Políticas de Diversidade Sexual da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Douglas Miranda.

Ao mesmo tempo, a 3ª Conferência Municipal da Juventude tratará a temática “As várias formas de mudar o Brasil”. No painel da conferência, o palestrante será o subsecretário de Estado da Juventude, Miguel Ângelo.

Ainda na tarde de sábado acontece o debate da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Sob o tema “O desafio na implementação das políticas da pessoa com deficiência: a transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”, a discussão será conduzida pelo conselheiro estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maurício Alves Peçanha.

 

Preparação

Os conselhos municipais já se preparam para a 1ª Conferência Conjunta dos Direitos Humanos com as pré-conferências. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Movimento de Mulheres de Ipatinga reuniram cerca de 50 representantes, na Casa dos Conselhos, no Centro, na tarde de terça-feira (16/06), para a pré-conferência da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres.

Simultaneamente, também na tarde de terça-feira, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou a pré-conferência da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.  O Conselho Municipal da Juventude realizará a sua pré-conferência na próxima semana.

 

SERVIÇOS

1ª Conferência Conjunta dos Direitos Humanos de Ipatinga

>> 26 de junho (sexta-feira) |18h às 22h

Splendor Hall – Av. Londrina, 455 – Veneza II

>> 27 de junho (sábado) |13h às 18h

Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus

Rua Terezina, 80 – Veneza I

Informações: 3829-8073 – www.ipatinga.mg.gov.br

 

Compartilhe