Inhapim: Festa do Inhame atinge a sua vigésima edição totalmente descaracterizada e em local impróprio

0
1518

por Nilton Ramos*

 Numa versão completamente diferente das tradicionais, foi realizada no fim de semana [sábado e domingo] a 20ª edição da Festa do Inhame de Inhapim, cidade localizada no Leste de Minas Gerais.

No sábado, destaque da atração para o cantor mineiro, Gusttavo Lima, e no domingo, Henrique e Diego.

O evento, uma tradição da cidade, e que fez Inhapim conhecida nacionalmente, tida como a capital nacional do inhame sempre teve como palco a praça de esportes. Este ano, por várias circunstâncias, as festividades foram transferidas para o Estádio Municipal ‘Guilhermino de Oliveira. ’

Estádio Municipal que recebeu a 20ª edição da Festa do Inhame. Foto: Redes Sociais.
Estádio Municipal que recebeu a 20ª edição da Festa do Inhame. Foto: Redes Sociais.

A decisão merece críticas. O Estádio Municipal se localiza na praça Lindolfo Vieira Barbosa’, e próximo ao Hospital São Sebastião de Inhapim, que é mantido pela SOBEHI [Sociedade Beneficente do Hospital de Inhapim].

O palanque de alta potência sonora foi instalado há poucos metros do hospital, que nas duas noites seguidas, registrou movimentos até o amanhecer do dia.

Apesar de enfrentar sérios problemas de ordem físico-estrutural e financeira, o hospital ainda recebe pacientes da região.

Outro ponto negativo da realização da festa no estádio municipal, os estragados provocados no gramado do campo, pois centenas de pessoas passaram por lá nos dois dias do evento.

TRADIÇÃO – Desde a sua criação, a festa do inhame é motivo de orgulho para os nascidos aqui, que todos os anos, mesmo morando fora, fazem questão de prestigiar o acontecimento.

E por esse motivo, faz um dos maiores compromissos culturais e de lazer de qualquer governo municipal que esteja na Administração.

Durante os festejos, tradicionalmente vários eventos faziam parte do calendário, como a escolha e desfile da Rainha do Inhame; o maior produtor de inhame do município, além da valorização dos artistas regionais, e comidas e bebidas típicas do período.

Gustavo Lima a maior atração do evento. Foto: Redes Sociais.
Gusttavo Lima a maior atração do evento. Foto: Redes Sociais.

Em 2015, talvez pela crise financeira que assola principalmente o Brasil, restringiu-se a festa a apenas dois dias, com um show musical no primeiro e o outro no segundo e último dia.

OCORRÊNCIAS – A PMMG teve muito trabalho nas duas noites de festa. Hospitais da região foram movimentados para atendimento de pacientes, vítimas de acidentes veiculares, físicas, abuso de álcool e drogas, como uma tentativa de suicídio, quando uma jovem se atirou do quarto andar de um prédio na primeira noite de festas.

Outro fato que ganhou notoriedade negativa foi o atropelamento do médico perito do Instituto Nacional de Seguro Social [INSS], doutor Edilei Batista Bomfim Junior, 44  anos, e da frentista de um posto de combustíveis, Letícia Silva Dornelas, 30 anos.

Ele foi atropelado quando estava em um posto de combustíveis próximo ao local do evento, por Antônio de Abreu Marliere.

O motorista também atingiu a funcionária do estabelecimento, provocando nela fraturas na bacia e ferimentos por várias partes do corpo.

O médico sofreu fratura exposta em uma das pernas.

Segundo informações, Antônio de Abreu chegou a ser reprovado em uma perícia médica realizada por Edilei Batista.

Por outro lado, o próprio INSS conta que o atropelador faz parte de uma quadrilha nacional que aplica golpes contra a Previdência Social, e que o comportamento do motorista foi doloso, porque as imagens que chegaram a ser exibidas pelo Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão [cedidas pelo próprio estabelecimento comercial] revelaram que o motorista chegou a trafegar pelo local, notou a presença do médico, manobrou, e retornou, quando executou seu plano.

Desta forma, o fato está sendo encarado pela polícia que cuida do caso como dupla tentativa de homicídio.

Compartilhe