Início Colunistas Daniela Ambrózio Importância do Sono Para o Treino

Importância do Sono Para o Treino

De fato, os exercícios físicos ajudam na melhora do sono, acalmam e trazem bons resultados físicos e psíquicos. Os exercícios leves contribuem para um sono reparador. Já os mais pesados precisam ser evitados em horários tardios, pois podem comprometer a qualidade do sono.

É preciso que haja o equilíbrio entre o desgaste do corpo e a sua recomposição. Para entender a importância do sono, é preciso entender o catabolismo e o anabolismo. O primeiro é o consumo e gasto de energia e, o segundo, estoque de energia.

Quando estamos treinando, há o gasto de nossa “reserva energética”, ou seja, o catabolismo. E quando estamos dormindo, acontece o anabolismo, que recupera a energia gasta durante o treino, além de regenerar as fibras.

O sono agirá justamente no anabolismo, recuperando a perda de energia, e também na liberação do hormônio GH (que atua na construção do músculo). E claro: o sono também renova as células, melhorando a aparência e o estado físico. Quando o sono está desajustado, há perda de memória e alterações metabólicas e endócrinas.

Quem não tem uma boa noite de sono fica com o raciocínio prejudicado, rende menos no trabalho e sofre com muito mais cansaço. Além disso, está mais sujeito a infecções, obesidade, hipertensão e diabetes.

Compartilhe
Médica – Sócia Proprietária da Clínica Promédico e Vice Presidente do Hospital São Sebastião de Tarumirim. Especialista em Nutrologia e Ultrassonografia. Medicina Integrada e Longevidade/Emagrecimento e Performance Esportiva

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
To install tap
and choose
Add to Home Screen
Continue in browser
To install tap
and choose
Add to Home Screen
Continue in browser
Continue in browser
To install tap
and choose
Add to Home Screen