FSFX e Usiminas realizam campanha para trânsito seguro

0
316

Nos centros urbanos, o trânsito parece uma corrida contra o tempo. A crescente movimentação e quantidade de carros são apontadas como os grandes motivos de acidentes, envolvendo não apenas motoristas, mas também motociclistas, ciclistas e pedestres. Contudo, nessa realidade que interrompe de forma trágica mais de 48 mil histórias de vida no país, todos os anos, a imprudência e a falta de atenção são apontadas por autoridades como as principais causas – e que poderiam ser evitadas.

Pensando nisso, a Fundação São Francisco Xavier e a Usiminas estão juntas mais uma vez para conscientizar, reduzir e minimizar números e impactos de um problema que coloca o Brasil como o 4º país do mundo em mortes no trânsito, ao lançarem a campanha de conscientização “Vá e volte do trabalho com segurança – Por um trânsito mais seguro”.

Entre os dias 6 e 10 de julho, estão sendo realizadas blitze nas portarias da Usina de Ipatinga e locais próximos às unidades do Hospital Márcio Cunha, com o objetivo de abordar colaboradores e clientes com materiais informativos, contendo dicas e cuidados que fazem a diferença para um trânsito seguro. “Precisamos levar as pessoas a refletirem sobre o seu comportamento no trânsito e a estimularem a andar com segurança, pensando em todos. Desde que o uso do cinto de segurança passou a ser obrigatório e os carros ficaram mais seguros, caiu o número de mortos e feridos. Entretanto, cresceram as mortes dos que não têm proteção, como motociclistas, ciclistas e pedestres”, explica Amália Lage Leão, superintendente de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente da FSFX.

As estatísticas dessa epidemia ainda apresentam outros números tristes, segundo o Instituto Avante Brasil: são mais de 48 mil mortes todos os anos (132 por dia, ou seja, uma a cada 10 minutos), e cerca de outros 180 mil feridos, com diversos casos de invalidez. Por isso, as equipes de Segurança do Trabalho da Fundação São Francisco Xavier e da Usiminas reforçam práticas importantes para o dia a dia. “Procurar sair mais cedo para o trabalho, dirigir com atenção e, ao retornar para casa, ir devagar e com cuidado precisam fazem parte da rotina de todos. Afinal, sair para o trabalho e receber um abraço ou um até logo é tão agradável quanto receber o carinho daqueles que nos esperam depois de um dia de trabalho”, finaliza Amália.

 

Você sabe, mas não custa lembrar!

• Utilize o cinto de segurança tanto na estrada como na cidade.

• Respeite os limites de velocidade.

• Não utilize telefones celulares e auriculares quando estiver dirigindo.

• Utilize a seta. Ela é a sua comunicação com outros motoristas.

• Não trafegue com pneus “carecas”.

• Saia com tempo sobrando. Não corra.

 

Compartilhe