‘Free Bitcoin’: Golpe no YouTube tenta roubar criptomoedas

Date:

O trojan Qulab rouba dados na área de transferência e está sendo propagado no YouTube por meio de vídeos fraudulentos sobre um gerador supostamente gratuito de bitcoin (BTC), informou a BleepingComputer em 29 de maio.

De acordo com o relatório, o especialista em segurança Frost entrou em contato com a BleepingComputer sobre o trojan, dizendo que o YouTube derrubaria os vídeos fraudulentos quando informados, mas novas contas e vídeos apareceriam com o mesmo scam.

Os vídeos descrevem uma ferramenta que permite aos usuários ganharem bitcoins, com um link na descrição do vídeo. Os links então direcionam o usuário para um download da ferramenta, que na verdade é o trojan Qulab. Após o download, o trojan precisa ser instalado para que seja implantado.

Além de tentar roubar uma infinidade de informações do usuário, o trojan Qulab também tentará furtivamente roubar criptomoedas do usuário, procurando por cadeias de caracteres copiadas para a área de transferência do Windows que o programa reconhece como endereços de criptomoedas e então substituindo o endereço de envio para o endereço do atacante.

Desta forma, se usuário colar a sequência copiada em um campo de website para especificar onde seus fundos serão gastos, eles colarão na verdade a sequência do invasor e direcionarão os fundos para ela.

O alerta dos pesquisadores indica que esta é uma estratégia viável, já que é improvável que os usuários lembrem ou registrem visualmente que o endereço de destino pretendido – uma longa sequência de caracteres – foi trocado por um programa.

De acordo com o relatório de Fumko, há uma longa lista de endereços de criptomoedas que o trojan pode reconhecer, incluindo os de bitcoin, bitcoin cash, cardano, ether, litecoin, monero e muito mais.

A dica é que o usuário sempre que for fazer uma transferência de criptomoedas confira o endereço após ter copiado e colado, para evitar golpes desse tipo.

Fonte

Compartilhar :

Assinar

spot_imgspot_img

Popular

Relacionados
Relacionados

Fuga de dois presos da penitenciária federal de Mossoró (RN) revela fragilidade das unidades prisionais, diz especialista

É preciso garantir recursos financeiros regularmente para penitenciárias, para...

Em Haia, China defende que palestinos têm direito de usar violência

A China argumentou nesta quinta-feira (22) na Corte Internacional...

Governo lançará programa “Mineração para Energia Limpa”

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira,...