Fórum Regional do Vale do Aço reúne 33 municípios em Ipatinga

0
371

Governador Pimentel, secretários de Estado, deputados, prefeitos, vereadores e lideranças empresariais e sociais participam de solenidade no Usicultura

 

“A realização desse fórum regional em Ipatinga é uma iniciativa muito importante de um governo que, em apenas seis meses, já demonstra que é participativo e comprometido com o povo mineiro. Da nossa parte, governador e amigo Fernando Pimentel, estamos prontos a contribuir com mais parceria e disposição para superar os desafios.” Com esta saudação, a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, destacou a instalação do Fórum Regional do Território Vale do Aço, na manhã desta quarta-feira (08/07), em solenidade no Centro Cultural Usiminas.

“O nosso governo está empenhado em agilizar e destravar projetos que estavam parados em Minas, e vamos ficar cada vez mais próximos das pessoas em todas as regiões do Estado”, afirmou o governador Fernando Pimentel, anunciando duas medidas efetivas para o Vale do Aço: a regulamentação da lei que dispõe sobre a doação de imóveis aos mutuários da extinta MinasCaixa e a retomada do processo de estudos de impacto ambiental (EIA-Rima) realizados por especialistas para permitir a retomada das obras de pavimentação da MG-760, paralisadas há cerca de dois anos.

O Fórum Regional do Território Vale do Aço é o quinto instalado pelo governo estadual, do total de 17 criados para aglutinar forças políticas, empresariais, sindicais e da sociedade de todas as regiões de Minas Gerais. O projeto é coordenado pelas Secretarias de Estado de Governo, de Planejamento e Gestão e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, com objetivo de garantir a participação popular na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas regionalizadas.

Na estratégia do governo estadual, os 853 municípios mineiros foram distribuídos em 17 territórios, tendo por base os microterritórios de atuação da Saúde. Dessa forma, o Vale do Aço reúne 33 cidades agrupadas em três microterritórios: Caratinga, Coronel Fabriciano e Ipatinga. A cerimônia realizada com o teatro do Usicultura completamente lotado reuniu, além do governador Fernando Pimentel e a prefeita Cecília Ferramenta, secretários de Estado, deputados estaduais, prefeitos, vereadores, representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil, lideranças sindicais e empresariais de toda a região.

“Em nosso governo, a participação popular representa política de Estado e método de governo, com ações cotidianas e interlocução com a sociedade”, definiu o secretário estadual de Governo, Odair Cunha, na apresentação do fórum. “Ipatinga tem história de participação social e gestão compartilhada e, ao lado dos demais municípios do Vale do Aço, tem muito a contribuir na implementação de políticas realmente voltadas para garantir que Minas Gerais e as cidades mineiras se tornem mais justas e desenvolvidas”, concluiu a prefeita Cecília Ferramenta.

Compartilhe