FILHOS para DEUS ou para o MUNDO

0
363

Toda criança precisa de uma família saudável para ter um desenvolvimento sadio na formação de sua personalidade. Atualmente as famílias têm sofrido influências negativas na educação dos seus filhos, pais que trabalham fora, vivem cheios de ocupação não tendo tempo de acompanhar e influenciar a vida cristã da criança, gerando uma juventude que faz o que quer e não tem o princípio de amar a Deus sobre todas as coisas.

A responsabilidade estabelecida por Deus de criar e ensinar o caminho, assim como desenvolver um bom caráter na criança é dos PAIS, através dos exemplos, atitudes e ensinamentos, treinando os seus filhos no princípio cristão, pois a tendência da criança é seguir os passos dos pais. Podemos através da orientação espiritual e conselhos guiá-los a tomar uma decisão correta, cumprindo o versículo: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Pv. 22.6

A família é o campo de treinamento e de desenvolvimento pessoal da criança. O caráter é formado tendo como espelho os pais. Temos como exemplo a mãe de Samuel que influenciou seu caráter, fazendo dele uma criança com temor a Deus, servindo-o desde a sua meninice. O propósito do lar cristão é educar seu filho no temor do Senhor, para isso é necessário buscarmos a Deus, pedimos sua ajuda, capacidade e orientação. Orar, ler a Bíblia, cantar louvores com a criança, ensinar a criança a ver a Igreja como um lugar de adoração, amizade, onde se sintam bem.

A família deve ser um instrumento de cura e de refrigério, o lar deve ser um ambiente de paz, tranquilidade, harmonia, felicidade. Antes de proibir seu filho(a) acompanhe suas atividades explique o porque do não é legal assistir tal programa, fazer tal coisa, participe das suas brincadeiras, não ache graça quando a criança faz o que não é positivo, tenha um tempo com o seu filho(a),  pois você é responsável pelo seu destino eterno. Diga que o ama, dê carinho, e na hora necessária coloque limites (use o NÃO ou o SIM) com equilíbrio.

Entendemos que Educar é mais que ensinar, advertir, disciplinar e corrigir. Educar envolve qualquer instrução, influência ou exemplo que afete a formação do caráter da criança. Sendo a infância o estágio mais importante na educação cristã, comece deste a gestação a educa-lo, ele irá torna-se uma reprodução do que você criar para ele.

Função tríplice na educação cristã da criança:

DOS PAIS: Vivenciar a vida cristã em casa. Levar a criança para adorar a Deus no Templo, comprar material que influencie e fazer devocional com a criança.

DA IGREJA: Receber de braços abertos, ser visionária (ver o ministério infantil como um departamento da Igreja que precisa de investimento e atenção).

DOS PROFESSORES: Preparar um ambiente acolhedor, amoroso, aulas dinâmicas, ensinar e dar exemplo.

A criança é um terreno onde você semeia sementes, quando semeia coisa boa colhe o que é bom, mas se semeia coisa ruim colhe o que não é bom. Invista (semeia) na infância para que no futuro seus ensinamentos sejam colhidos.

 

10272544_586244911491509_45443316539444419_o      Mirian Ferreira França Caldeira

     Missionária, trabalha com crianças e na formação de professores de crianças com o curso

     EDUCAI (Educação Cristã Infantil). Formou-se em Bacharel em Teologia e Serviço Social.

Compartilhe