FIEMG promove curso sobre Normas Regulamentadoras

0
307

A FIEMG Regional Vale do Aço e seus sindicatos filiados (Sindvest, Sinpava, Sime, Sinduscon e Sindimiva) realizaram durante esta quarta-feira, 10, o curso “Como lidar com as NRs que mais impactam a indústria?”, reunindo cerca de 30 participantes, entre empresários e colaborares da indústria.

De acordo com o Hércules Dias, engenheiro mecânico, de segurança do trabalho e mestrando em gestão integrada, ministrante do curso, esta capacitação buscou orientar as empresas  quanto aos procedimentos obrigatórios para assegurar a saúde e segurança dos empregados, regulamentando os artigos 154 a 201 da CLT.

Para  Hércules, o grande pilar deste tema é que o empresário entenda como está a situação atual do país, uma vez que estamos falando de normas nacionais. Além disso, é necessário que os participantes entendam seu papel em um ambiente coletivo. “É preciso assumir este papel de se envolver na discussão ‘extra muro’, pois muitos têm apenas uma visão de dentro da empresa e precisam partir para uma discussão coletiva”, explicou.

Durante o curso foi realizada uma dinâmica tripartite, onde os participantes discutiram as NR’s representando a visão do Ministério Público, da empresa e do trabalhador, contando com um moderador na discussão. “Esta atividade é extremamente interessante, onde o participante passa a ter um novo ponto de vista, estudando a norma e interpretando de acordo com quem representa e dialogando com os demais”, acrescentou.

Paulo Roberto, empresário da Escat Perfimóveis, veio de Itabira para debater sobre o tema, que considera muito importante. “Muitos empresários não têm noção da incidência real das NR’s na empresa, principalmente envolvendo a questão financeira quando ela é acionada na justiça do trabalho. As NR’s são pouco faladas  entre os micro e pequenos empresários, muitos acham que elas não afetam a sobrevivência da empresa e estamos vendo que esta afirmação é errônea”, disse.

O curso “Como lidar com as NRs que mais impactam a indústria?” faz parte dos projetos do Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA, executado pela FIEMG Regional Vale do Aço em parceria com  a Confederação Nacional das Indústrias – CNI e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

Compartilhe