EM DOIS TEMPOS: Corinthians lidera. Galo pode reassumir o topo hoje. Afilhado de presidente Getúlio comemora 114 anos

0
1227

por Nilton Ramos*

Como esperávamos uma rodada quente a de ontem, da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

O Internacional, jogando em seus domínios, com apoio e pressão dos colorados depois da acachapante goleada de domingo para seu maior adversário [5 x 0 para o Grêmio], serenou os ânimos, ao se reabilitar com a vitória difícil sobre o Fluminense por 1 a 0.

O jogo foi difícil, como revela o próprio placar, mas o time do Rio de Janeiro sentiu ausência do goleador Fred, apesar da presença de Ronaldinho Gaúcho que começou jogando e foi substituído já no segundo tempo.

O embate foi pegado, e alguns jogadores passaram da medida com jogadas desleais e violentas, tanto que já aos 10 minutos do segundo período, Flu teve um jogador expulso, e já no finalzinho da partida, o segundo.

Durante todo o tempo que jogou com 1 a menos, o time das Laranjeiras não se entregou, foi valente, mas não marcou, enquanto seu goleiro Diego Cavalieri foi o grande responsável pelo escore mínimo.

Jogando no Maracanã, o Flamengo venceu o Atlético Paranaense com muita dificuldade [3 a 2].

Na Arena Couto Pereira, a necessidade, a pressão e ao mesmo tempo o apoio que veio das arquibancadas levaram o Coritiba a se reabilitar da última derrota, ao bater o Palmeiras por 2 a 1, mas o ‘Coxa’ continua no ‘Z-4.’

No Serra Dourada, no segundo jogo dos verdes, Goiás e Chapecoense ficaram no 0 a 0.

O Santos pirou ainda mais a situação do Vasco da Gama, ao derrotar o time mosqueteiro na Vila Belmiro por 1 a 0.

Ajudado pela vitória do Inter, o São Paulo ocupou o lugar do Fluminense na classificação, ao vencer o Figueirense em plena Arena Orlando Scarpelli por 2 a 0, e pular para a terceira colocação no ‘G-4.’

O Timão recebeu na Arena Corinthians o Sport, time que chegou a liderar o Campeonato Brasileiro e que mantem uma boa campanha nesta temporada, mas que ainda não conseguiu uma vitória fora de Pernambuco.

O time pernambucano saiu em desvantagem no marcador, mas buscava a todo o momento as jogadas ofensivas, até que empatou em 3 a 3. Mas um pênalti no finalzinho deu os três pontos ao Corinthians e a liderança provisória.

A categoria e velocidade de Elias ajudaram o Timão na vitória contra o Sport. Foto: Site oficial do Corinthians
A categoria e velocidade de Elias ajudaram o Timão na vitória contra o Sport.  Foto: Site oficial do Corinthians

O lance provocou polêmica, pois o árbitro escalado pela CBF, Luiz Flávio de Oliveira [Fifa] é de São Paulo.

No cruzamento de bola pelo lado esquerdo da área, zagueiro pernambucano deu ‘carrinho’, se jogando para evitar que a bola alcançasse o setor de perigo do Sport.

Mas ao cair, a bola tocou em sua mão, e incontinenti, Luiz Flávio assinalou o pênalti.

A organização do campeonato, com aceitação dos seus próprios filiados, definiu essa possibilidade por economia, a de escalar em alguns jogos, árbitros do mesmo estado para apitar determinadas partidas.

Contudo, Luiz Flávio de Oliveira fez o que a Confederação Brasileira de Futebol e Comissão de Arbitragem pedem, ‘uma arbitragem padrão. ’

Nossa interpretação: para o time da casa, jogo que valia a liderança, caiu na área, é pênalti.

Árbitro Luiz Flávio: caseiro? Foto: Arthur Costa
Árbitro Luiz Flávio: caseiro? Foto: Arthur Costa

Com os jogos da noite passada, o Corinthians dormiu na liderança com 37 pontos, empurrando o Atlético para a vice-liderança, com 36.

O São Paulo ocupou a terceira colocação com 31 e o Grêmio segue em quarto, com 30.

No ‘Z-4’ estão, em sequência, Goiás em 17º, com 16 pontos; Coritiba, com 15, em 18º; Joinville, com 13, em 19º e o Vasco da Gama em 20º, no último lugar, com 13 pontos.    

GALO x GRÊMIO HOJE

 

Como o Atlético recebe hoje no Mineirão o Grêmio, o time comandado pelo treinador Levir Culpi poderá reassumir a ponta com um empate. Se vencer, vai a 39, e novamente se isolará no topo.

O atacante Luan, recuperado de contusão pode começar jogando no time alvinegro. E como a partida é de forte apelo, pela excelente campanha que o Galo Bicudo faz no certame, não será surpresa um grande público logo mais no Mineirão.

O Cruzeiro joga contra o Joinville, em Santa Catarina. O time de Vanderley Luxemburgo vem de uma boa vitória contra o Palmeiras no Mineirão.

Vanderley Luxemburgo quer muita atenção na marcação e pede acertos na finalização. Foto: Site oficial do Cruzeiro
Vanderley Luxemburgo quer muita atenção na marcação e pede acertos na finalização. Foto: Site oficial do Cruzeiro

O time da casa é o penúltimo colocado na classificação com apenas 13 pontos em 17 jogos.

O Cruzeiro soma 21 pontos, e é o 14º colocado.

A 18ª rodada do Brasileirão será concluída com Ponte Preta x Avaí, em Campinas. A Ponte tem 22 pontos e ocupa a 13ª posição. Os visitantes tem 20, e são 16º colocados, muito próximos da zona da degola.

AFILHADO DE GETÚLIO COMEMORA 114 ANOS

O distrito de Novo Horizonte, que pertence ao Município de Inhapim, cidade do Leste de Minas Gerais tem a honra de ter entre seus moradores, o senhor Daniel Soares de Ramos, que comemorou 114 anos no dia 15 de maio.

Daniel é filho de Antônio Soares Ramos e Josalina Ramos de Jesus.

Daniel, apesar de mais de um centenário e quase uma década e meia, tem boa memória, se movimenta razoavelmente bem, afirmar ir sempre à igreja católica do lugar onde mora e que o segredo para a longevidade é a tranquilidade e uma vida saudável.

Ele nunca se casou. Não tem filhos. E conta que é afilhado do ex-presidente Getúlio Vargas.

RG

Daniel Ramos revela com simplicidade, que o ex-presidente do Brasil, de raízes no Rio Grande do Sul, foi patrão de seus pais, e que seus pais o deram como afilhado para Getúlio Vargas.

 

Compartilhe