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Dicas poderosas para vender mais

Em tempos de competição acirrada no varejo e concorrência investindo em ações mercadológicas inovadoras para atrair e reter clientes, busca colossal por aumentar as vendas, muitas perguntas costumam surgir na cabeça dos empreendedores e profissionais de vendas: Como fazer para ser mais competitivo? Por onde começar? Como atrair mais clientes com desejo de comprar?

Por incrível que possa parecer menos é mais; o simples é mais eficaz.

A primeira estratégia é oferecer um atendimento espetacular, cativante e que gere indicações. O problema é que para dar esse atendimento é preciso capacitar  o vendedor, a equipe inteira, de modo a equalizar a qualidade. Atendimento tem que refletir o coração porque é relacionamento interpessoal. Não é conversa. É fato que dá resultado.

O segundo ponto, infelizmente muito negligenciado, é conhecer profundamente o produto. Falar com propriedade é o primeiro gatilho para gerar interesse do ciente e facilitar o fechamento da venda. Ofereça, ofereça, ofereça. Mostre, mostre e mostre. Fale das qualidades e dos diferenciais. Observe o cliente e fique atento as reações dele para cada detalhe. Sugira e faça interações inteligentes. As pessoas são visuais, principalmente aqui no Brasil. Elas querem pegar, experimentar, sentir na pele, cheirar, olhar.

Vender é uma arte. Portanto, quanto mais conhecimento, mais fácil fica a negociação e o fechamento. Se encantar, o cliente indica e volta mais vezes. Quanto mais investimento em estudar sobre vendas, melhor será o seu desempenho. Invista em leitura, cursos, palestras e em estudar sobre os produtos, o mercado, as tendências e os hábitos dos consumidores. Não fique para trás porque o mundo é dinâmico e muito todo dia.

Vendedor agora é empreendedor, homem ou mulher de negócios. Os grandes vendedores são pessoas muito disciplinadas, que sabem dar valor ao cliente, que trabalham forte o networking, que cumprem o que falam, que estudam muito e que sabem dar valor a empresa onde atuam. Exalam otimismo, entusiasmo e fé.

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Adriano Godoy
Consultor Empresarial, Coach, graduado em administração de empresas, formação internacional em coaching e liderança, autor de livros pela Editora Qualitymark (RJ), professor online pela Universidade Federal de Viçosa, coordenador técnico pelo Centro de Produções Técnicas (CPT/MG)

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