De carona com o conhecimento

0
567

 Hospital Márcio Cunha recebe caminhão especial para treinamentos assistenciais

A Fundação São Francisco Xavier e o Hospital Márcio Cunha receberam um visitante de peso nesta semana, e com bastante conhecimento na bagagem. Trata-se do Dräger Truck, um caminhão totalmente customizado para treinamentos em educação continuada aos clientes da líder mundial em tecnologia médica e de segurança para indústrias, a empresa alemã Dräger. Em seus 45 m² de área útil, há um moderno showroom e um amplo espaço para treinamentos, com recursos audiovisuais, capaz de acomodar até 40 pessoas.

Parceiro da empresa de longa data, o Hospital Márcio Cunha conta com diversos aparelhos da Dräger, como estações de anestesia, monitores multiparâmetros, ventiladores pulmonares, entre outros, que auxiliam na assistência à pacientes graves internados ou que passam por cirurgias. Daí a importância da presença do Dräger Truck na Unidade I do HMC por dois dias, ao abrir oportunidade paratreinamentos clínicos, com ênfase em terapia intensiva e ventilação mecânica, para cerca de 170 colaboradores, além de profissionais convidados de outras instituições, em oito turmas.

“Nas capitais, é grande o acesso a congressos e cursos, mas no interior isso é mais difícil. Por isso estamos levando o conhecimento de forma mais fácil a quem trabalha com esses equipamentos no dia a dia. Já passamos pelo interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Em Minas, além de Ipatinga, o roteiro inclui ainda Uberlândia, Juiz de Fora, Varginha e Governador Valadares”, explica Rafael Sorbello, gerente comercial da Dräger.

No Hospital Márcio Cunha, quem participou dos treinamentos realizados no caminhão, gostou e aprovou. “Nossa atuação precisa dessa atualização contínua para acertar o melhor tratamento para o paciente em estado grave. E o treinamento foi importante para integrar fisioterapeutas, médicos intensivistas, médicos anestesiologistas, enfermeiros e engenheiros clínicos dentro das novas tecnologias, com o máximo de benefícios possíveis para os pacientes”, elogia o Alexandre Silva Pinto, médico anestesiologista.

Para o fisioterapeuta Ruiter de Souza Faria, a apresentação serviu para mostrar a viabilidade das tecnologias disponíveis. “Treinamentos como este são muito interessantes, pois ajudam a nos mantermos atualizados com as melhores tecnologias que se utiliza no mundo. Os aparelhos foram usados como meio de exemplificar o que era exposto em uma aula de ventilação mecânica, desde conceitos ventilatórios básicos até os avançados, incluindo particularidades para ventilação em casos raros e específicos, fisiologia respiratória, dentre outros. Isso traz mais inovação para assistência e garante atualização de conhecimentos aos profissionais, beneficiando assim, nossos pacientes.”

 

Equipamento de ponta

A Fundação São Francisco Xavier comprou recentemente três ventiladores pulmonares Dräger dentre os modelos mais modernos do mercado para o Hospital Márcio Cunha. Um deles é o Evita V300, destinado aos casos graves de pacientes adultos. Os outros dois são do modelo Babylog VN 500, específico para Neonatologia. Importado da Alemanha, o Babylog é o único no mundo que possui ventilação de alta frequência com volume garantido. Na prática, isso garante uma recuperação mais eficiente, segura e confortável a recém-nascidos prematuros. O HMC será o segundo de Minas Gerais e um dos poucos do Brasil a ter esse equipamento.

 

Segurança do Trabalho

Além do Hospital Márcio Cunha, o Dräger Truck visitou também a Usiminas na semana passada, reunindo profissionais do Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente da Fundação São Francisco Xavier que atuam dentro da Usina de Ipatinga. No caminhão – que atua também com essa área – foram apresentados treinamentos sobre as Normas Regulamentadoras (NRs), bem como os produtos aplicáveis a cada uma delas. Realizado com sucesso em países europeus, no Brasil, o projeto com o Dräger Truck percorrerá ao todo 18 mil km, passando por 33 cidades das cinco regiões brasileiras e trabalhando simultaneamente os dois segmentos de atuação da empresa: Hospitais e Segurança.