por Nilton Ramos*
Um clássico entre mineiros que terminou sem vencedores. A goleada do Corinthians e a derrota do Grêmio para o São Paulo mesmo jogando em Porto Alegre marcaram a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
Dois jogos no sábado. O Coritiba foi derrotado no Couto Pereira pelo Internacional por 1 a 0 e voltou ao ‘Z-4’, e o Palmeiras fez 2 a 0 sobre o Figueirense.
Nos confrontos deste domingo pela manhã, a derrota do Santos para a Ponte Preta por 3 a 1 e a goleada do Corinthians [ 3 a 0] no Joinville deram um pouco de folga ao time do treinador Tite, que segue líder e com folga na corrida pelo título da temporada.
À tarde, o Vasco conseguiu sua segunda vitória seguida, ao bater o Atlético Paranaense por 2 a 0 no Maracanã. Não adiantou muito, pois o time carioca ainda é o último na classificação, e terá uma difícil missão para escapar da degola.
O Flamengo embalou, mesmo jogando na serra, passou pela Chapecoense ao assinalar 3 a 1 e se manter na zona que vale vaga para a Libertadores.
Em Porto Alegre, o São Paulo quebrou a sequência de dez jogos sem derrota do Grêmio, ao ganhar por 2 a 1, com destaque para atuação do atacante Alexandre Patto, que marcou um dos gols na vitória tricolor.
O time de Paulo Henrique Ganso ainda alimenta a disputa de vaga para a maior competição da sul-americana, sem se distanciar da possibilidade de chance do título nacional.
No Mineirão, no clássico, Cruzeiro e Atlético ficaram no empate em 1 a 1, e muitas polêmicas de arbitragem, falha de Víctor e o pênalti defendido pelo goleiro alvinegro.
O Fluminense, em queda, foi derrotado em Pernambuco pelo Sport por 1 a 0. Na Ressacada, o Avaí venceu o Goiás, com virada [2 a 1].
MINEIRÃO – Atrativo maior da rodada antes de sua abertura, o clássico regional entre Cruzeiro e Atlético, com mando de campo do time celeste, que embolado na parte de baixo, contava com a chegada do técnico Mano Menezes que deu novo ânimo ao grupo para superar o vice-líder.
E foi o time de Mano que largou na frente, ainda no primeiro tempo, depois de uma falha defensiva, e William aproveitou para finalizar levemente para as redes do goleiro Víctor e fazer 1 a 0 aos 37 minutos do primeiro tempo. Carlos empatou para o Galo aos 43 da etapa final.
Time de Levir Culpi chegou a dominar os adversários, principalmente inferiorizado numericamente, com a expulsão de Mena, que recebeu o segundo amarelo por falta em Giovanni Augusto, mas não traduziu a superioridade no marcador, deixando o Corinthians abrir cinco pontos na liderança do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 x 1 ATLÉTICO
Motivo: Campeonato Brasileiro – 25ª rodada
Data: 13/09/2015
Hora: 16:00
Estádio: Mineirão
Cidade: Belo Horizonte, MG
Gol: Willian, aos 37′, do primeiro tempo; Carlos, aos 43′ do segundo tempo.
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden, da Fifa/RS.
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago,ESP-1/MG e Guilherme Dias Camilo,Fifa/MG.
Cartões amarelos: Marcos Rocha, Leandro Donizete, Josué, Jemerson [Atlético]; Mena, Fabrício [Cruzeiro].
Cruzeiro
Fábio; Ceará [Fabiano], Bruno Rodrigo, Manoel e Mena; Henrique, Willians [Charles], Marquinhos [Fabrício] e Ariel Cabral; Willian e Alisson. Técnico: Mano Menezes.
Atlético
Victor; Marcos Rocha; Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca [Dátolo], Leandro Donizete [Josué], Giovanni Augusto e Patric [Carlos]; Luan e Lucas Pratto. Técnico:Levir Culpi.
O Corinthians continua isolado na liderança, e beneficiado pelo tropeço do Atlético. O time paulista abriu cinco pontos, e tem uma pequena folga do segundo colocado.
Veja: