COMEÇA AMANHÃ A EXPO USIPA
Será aberta oficialmente amanhã, às 18 horas, a 27ª edição da Expo Usipa com várias novidades do mercado nas áreas da indústria, comércio e prestação de serviços. Uma das atrações deste ano será a Expor Outlet, parceria da Usipa com a Aciapi/CDL, que funcionará também no sábado (25) das 10h às 18h. Quem passar pelos estandes do evento será surpreendido por um carro de formula 3 e com a presença do piloto, Igor Omura Fraga, tricampeão do mini Rok Biwaco Cup no Japão. A máquina, que pode chegar a percorrer 270 km/h com potência de 275 hp, pertence à equipe Prop Car Racing.
SIMULAÇÃO REALÍSTICA
Dos atendimentos de emergência no Pronto-Socorro até às cirurgias mais complexas são exigidas das equipes do Hospital Márcio Cunha (HMC) agilidade, eficiência e capacitação para salvar vidas. A reciclagem dos profissionais envolvidos é realizada com simulações realísticas, método de treinamento avançado e aplicado nos maiores hospitais do país. O treinamento conta com o manequim Resusci Anne, que é capaz até de falar, resmungar, tossir e ainda reproduzir sons respiratórios, cardíacos e intestinais, exemplificando diversos casos clínicos. Outro manequim que possui a mesma interatividade, é o MegaCode Kid, que simula uma criança em torno dos seis anos. Ele permite o treinamento da punção intra-óssea – acesso realizado pelo osso que permite a infusão de medicamentos e soro em uma situação de emergência. Os manequins foram adquiridos através do repasse de verbas do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais (Pro-Hosp).
BRASILEIRO DE DONWHILL
Cerca de 300 competidores de várias regiões do país e até do exterior, em diferentes categorias, disputam a partir desta sexta-feira (24) o Campeonato Brasileiro de Donwhill 2015, em Ipatinga. As provas serão realizadas na pista construída no Morro do Santa Mônica. A competição começa nesta sexta-feira (24) a partir das 9h com as sessões de treinos oficiais. O público poderá acompanhar a descida dos atletas desde o ponto da largada até a chegada, na rotatória da Estrada das Lavadeiras, próximo ao Shopping do Vale do Aço, onde será montada infraestrutura com telão (que vai indicar o tempo dos ciclistas), banheiros químicos, praça de alimentação e exposição de materiais esportivos.
COMPETIDORES NO VALE DO AÇO
Morando em Londres há mais de um ano, o catarinense Douglas Vieira, de 16 anos, chegou ontem ao Vale do Aço para o período de adaptação ao clima e ao tipo de pista. Um dos favoritos ao título na categoria elite do Campeonato Brasileiro de Downhill, o também catarinense Lucas Borba, 20, campeão Pan-Americano em 2013, na Argentina, destacou que, por ser uma pista rápida, a competição em Ipatinga será definida nos detalhes.
BRINCANDO
De quinta-feira a domingo, o Centro de Educação Ambiental da Aperam será tomado pelas crianças que participarão da “24ª edição do Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós”. Realizada pela Aperam South America, por meio da Fundação Aperam Acesita, a atividades disponibilizará oficinas com temas diversos, relaxamento, esportes de aventura, caminhadas ecológicas, jogos diversos e atividades físicas. Também haverá uma cabine de fotos, onde o participante poderá fazer um self, como recordação do evento. Este ano, o projeto estará alinhado com as ações do programa “Eu Pratico Saúde” da Aperam.
MÓVEL ESTAGNADO
Um mercado até então imbatível no Brasil sofre os efeitos da crise econômica. A telefonia móvel brasileira encerrou junho com 282,4 milhões de linhas ativas, o que representa a queda de 0,6% em relação a maio, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os acessos móveis caíram em todas as regiões do país na comparação mensal. A redução foi de 0,3% no Centro-Oeste, de 0,7% no Sul e de 0,4% no Sudeste. Na região Nordeste, a baixa atingiu 0,9%. A modalidade pré-paga representou 74,85% do total de acessos, enquanto a pós-paga respondeu por 25,15%.
CÁLCULO PARA A CRISE
Para participar do programa de Proteção ao Emprego (PPE) – que permite redução de jornada e corte de até 30% nos salários, com contrapartida do Governo Federal – as empresas em dificuldades financeiras terão que esgotar primeiro a utilização do banco de horas e o período de férias, inclusive coletivas. Para definir a situação de dificuldade financeira, o governo vai aplicar um indicador liquido de empregos (diferença entre admissões e demissões) que terá que ser igual ou inferior a 1% sobre o quadro de funcionários no período. O cálculo será feito com base nos dados o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério.