Coluna William Saliba – 20/08/2015

0
464
Josefina e o dentista Edalmo Pinho, no Centro Cultural Usiminas

Minas pode ter seu pedaço de praia

Uma reportagem do Estado de Minas reabriu a perspectiva de Minas Gerais ter seu acesso ao mar. A partir da matéria do jornal publicada ontem, baseada na reportagem publicada na revista O Cruzeiro, em 1973, pelo então repórter Fernando Brant (que se tornaria parceiro de músicas de Milton Nascimento), os governos de Minas Gerais e da Bahia vão pesquisar seus arquivos em busca de documentos que esclareçam a negociação que, em 1910, transferiu ao patrimônio mineiro um filete do território baiano, de 12 quilômetros de largura por 142 quilômetros de extensão. Trata-se do que seria o acesso de Minas ao mar, em trecho que vai da divisa entre os dois estados à cidade histórica de Caravelas, incluindo seus dois distritos: Ponta de Areia e Barra de Caravelas. Ainda no Segundo Império, a ferrovia Bahia Minas, no final do século 19, hipotecou as terras ao Banco de Crédito Real do Brasil. Em 1908, com a República, o banco executou a dívida. Em 1910, porém, a instituição enfrentou dificuldades financeiras e o governo de Minas adquiriu as terras, em escritura de cessão de crédito e transferência de direito.

Josefina e o dentista Edalmo Pinho, no Centro Cultural Usiminas
Josefina e o dentista Edalmo Pinho, no Centro Cultural Usiminas

Rodada de Negócios

A Cenibra, Usiminas, Cemig são algumas das 19 empresas que confirmaram a participação na Roda de Negócios que será promovida pelo Sebrae-MG no próximo dia 3 de setembro, das 9 às 17h, no Ipaminas, em Ipatinga. As empresas da Região Metropolitana do Vale do Aço interessadas em participar como fornecedoras de produtos e serviços podem se inscrever amanhã (21). As vagas são limitadas.

(Publicidade)
(Publicidade)

Rock e sinfonia

A Orquestra de Câmara do Sesiminas e o Jota Quest se apresentam no próximo dia 28, às 22h, na Usipa, na turnê “A Força da Indústria. A Força de quem faz”, que levará o concerto de pop-rock a 11 regionais da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). O show é fechado para convidados do Sistema Fiemg.

Orquestra de Câmara do Sesiminas e o Jota Quest unem o rock ao clássico
Orquestra de Câmara do Sesiminas e o Jota Quest unem o rock ao clássico

Encontro de fuscas

O Clube do Fusca Vale do Aço irá promover o 1° Encontro de Carros Antigos de São Domingos do Prata, neste domingo (23). Os colecionadores furrecas e carangos que estarão à mostra no evento vão se concentrar no Horto Grill, em Ipatinga, às 7h; e na Churrascaria Encantado, em Coronel Fabriciano, de onde partem para a exposição no Centro de Eventos e Laser de São Domingos do Prata.

Plêiades

O espaço cultural Garajão, em Ipatinga, recebe neste sábado (22), as bandas Pleiades e 3Caras de Minas. Formada em Belo Horizonte, a Plêiades foi vencedora da primeira edição do festival Meltdown, em São Paulo, em 2012.

Plêiades faz o rock do Garajão neste sábado
Plêiades faz o rock do Garajão neste sábado

Vizinhos protegidos

O Conselho de Segurança Pública Intermunicipal de Jaguaraçu, Marliéria e Timóteo (Consep) entregou na manhã de hoje, em Timóteo, 103 placas indicativas da Rede de Vizinhos Protegidos. O sistema de parceria da PM e comunidade acaba de reimplantado na cidade.

Timóteo volta a ter Rede de Vizinhos Protegidos
Timóteo volta a ter Rede de Vizinhos Protegidos

 

Compartilhe