ENGENHEIROS DA USIMINAS INICIAM JORNADA REDUZIDA
Os 468 engenheiros da Usiminas e da Unigal, em Ipatinga, começam a fazer a jornada reduzida de trabalho, com redução proporcional de salário a partir da próxima sexta-feira (21). A proposta foi aprovada, por unanimidade, em assembleia realizada pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), com vigência nos próximos três meses, podendo ser renovada para mais três, conforme a lei. A medida é considerada como mais um passo importante para reduzir os custos da empresa e preservar ao máximo as equipes de trabalho, diante da atual crise brasileira do aço. Os engenheiros passarão a trabalhar de segunda a quinta-feira.
INTRANSIGÊNCIA DOS METALÚRGICOS
Enquanto os sindicatos de outras unidades da Usiminas também já assinaram acordo de redução de horas trabalhadas com a empresa, o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga continua intransigente, colocando em risco empregos e a própria preservação da usina. Fecharam o acordo de regime semanal menor os empregados da sede da empresa em Belo Horizonte; da Mineração Usiminas; das unidades de Betim, Santa Luzia, Bom Sucesso e São Roque da Soluções Usiminas; além dos engenheiros da Usina de Cubatão. É hora das lideranças sindicais “colocarem a mão na consciência”. Se é que têm.
AÇÃO CIDADÃ
O Instituto Cenibra desenvolve no próximo domingo (23) de 9 às 13h, o projeto Ação e Cidadania em Santana do Paraíso. A iniciativa é um projeto de promoção social da Cenibra, em parceria com o Lions Clube de Ipatinga, prefeituras e outras instituições de serviços. O evento contempla a comunidade com atendimentos nas áreas de saúde e educação. Nesta edição, irão atuar também como parceiras, as instituições de ensino Unipac e Famevaço.
DISTRITO INDUSTRIAL É REFERÊNCIA
O Distrito Industrial de Ipatinga foi referência em audiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco, classificou a área industrial da cidade como exemplo de organização no Estado, durante audiência da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio e Cooperativismo da casa legislativa, em Belo Horizonte, quando foi discutido o uso dos distritos industriais para a interiorização do desenvolvimento no Estado. O Distrito Industrial de Ipatinga conta atualmente com 34 empresas instaladas, numa área com cerca de 200 mil metros quadrados. A declaração do presidente da Codemig também foi bem recebida pelo presidente da Associação das Empresas Estabelecidas no Distrito Industrial (Aemdi), Eduardo de Pinho.
CATA FIOS EM CANA
A polícia prendeu no início desta tarde, em um ferro-velho no centro de Ipatinga, um dos suspeitos dos furtos dos cabos de energia elétrica da iluminação do Estádio Ipatingão e da Central de Capacitação e Empreendedorismo (Capacitar). Entre o material apreendido pela polícia, estão os cabos com 35 milímetros e 6 milímetros. O furto de cabos do Ipatingão não irá influenciar na realização dos jogos do Novo Esporte Clube pela segunda divisão do Campeonato Mineiro. Na semana passada, a direção do clube ipatinguense pediu à Federação Mineira de Futebol (FMF) que as partidas do time em Ipatinga sejam disputadas durante o dia.