Coluna William Saliba – 11/08/2015

0
628
A diretora do Conselho da Mulher Empreendedora Vânia Dias, o colunista Fernando Lodi e o presidente da Fiemg Vale do Aço Luciano Araújo

Alternativas para crise

O presidente da Fiemg-Vale do Aço, Luciano Araújo adiantou em entrevista à imprensa de Belo Horizonte, que os fabricantes de bens de capital regionais estão buscando novos mercados, considerando que as siderúrgicas deixaram de ser o grande mercado local. Além disso, o cancelamento de pedidos, provocado pelos desvios financeiros na Petrobras fez com que o setor de óleo e gás, além do naval, deixasse de ser uma opção para a indústria do Vale do Aço, que se volta agora para os negócios ligados à agroindústria e ao segmento de energia. Para Luciano, o mercado de energia e o agronegócio são a “bola da vez”.

A diretora do Conselho da Mulher Empreendedora Vânia Dias, o colunista Fernando Lodi e o presidente da Fiemg Vale do Aço Luciano Araújo
A diretora do Conselho da Mulher Empreendedora Vânia Dias, o colunista Fernando Lodi e o presidente da Fiemg Vale do Aço Luciano Araújo

Cinema

O Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga, recebe nos próximos dias 27 e 28, o 16º Festival Internacional de Curtas Metragens, uma parceria do Instituto Cultural Usiminas com a Fundação Clovis Salgado. O evento irá exibir filmes nacionais e internacionais que estão fora do circuito comercial dos cinemas. Serão exibidos nos dois dias, às 9h, para o público jovem, os curtas “O Dia Seguinte”, “Plutão e Caronte”, “Ex Animo” e “O Edifício Residencial”. Para o público infantil, serão apresentados às 14h, “Uma História de Vida”, “O Gambá de Maguey”, “Maly Cousteau”, “Viagem na Chuva”, “Aceitar”, “Aquele que Escapou” e “O Vento”.

O designer Felipe Araújo e a coordenadora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal
O designer Felipe Araújo e a coordenadora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal

Rejeição dos pequenos

Mais de 77% das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil avaliam o segundo mandato de Dilma Roussef como péssimo para os negócios. O índice é fruto da recente pesquisa da Consultoria Doctor Trade, especializada em assessoria e gestão empresarial para PMEs. A pesquisa foi realizada com mais de 150 representantes de pequenas e médias empresas espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Segundo o levantamento, menos de 2% avaliam as políticas econômicas do governo Dilma como boas ou ótimas. E pouco mais de 20% consideram a atuação da presidente como regular. Quando questionados sobre os fatores que levaram ao baixo nível de avaliação, mais de 20% das PMEs apontam a desaceleração da economia e a alta da inflação no primeiro semestre. Entretanto, quase 15% afirmam que as questões internas têm mais impacto nos negócios do que a política de governo.

Ação Educativa

A Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas retoma sua programação em Ipatinga. Neste mês de agosto serão realizadas as Visitas Teatralizadas, Arte em Família, Programa de Formação de Professores e Arte Educadores e Contação de História na Biblioteca Central de Ideias. No dia 12 de agosto, o programa ‘Visitas Teatralizadas’ apresenta ao público os bastidores do Teatro do Centro Cultural Usiminas.  Segundo a coordenadora dos Espaços Culturais Usiminas, Penélope Portugal, no primeiro semestre de 2015 as atividades do projeto envolveram o público de aproximadamente 20 mil pessoas e a participação de mais 122 escolas de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Belo Oriente, Engenheiro Caldas, Frei Inocêncio, São Domingos das Dores, Sobrália, Tarumirim, Itabira, Jampruca, Inhapim, Cachoeira Escura, Iapu e demais cidades do Colar Metropolitano do Vale do Aço.

Visitas Teatralizadas apresentam ao público os bastidores do Teatro do Centro Cultural Usiminas
Visitas Teatralizadas apresentam ao público os bastidores do Teatro do Centro Cultural Usiminas

Wickbold compra Seven Boys

A Wickbold formalizou ontem a aquisição do controle da Seven Boys, marca com meio século de mercado. A incorporação da Seven Boys movimenta o setor da panificação nacional. A ação surge após implementação do novo modelo de gestão profissional na Wickbold, que era capitaneada de forma familiar há 77 anos. A Wickbold tem capital 100% nacional e está entre as três maiores fabricantes de pães industrializados do país.

Amamentação

Em Ipatinga, a maternidade do Hospital Márcio Cunha, comemorando a Semana Mundial da Amamentação, realiza ciclo de palestras educativas de médicos e enfermeiros com mães, pais e acompanhantes abordam assuntos referentes à importância do aleitamento materno, tais como mães que trabalham fora, técnicas de amamentação, aspectos emocionais na maternidade e o vínculo entre mãe e filho nessa fase. A atividade está sendo desenvolvida nas duas primeiras semanas de agosto.