Café

Café, uma excelente maneira de iniciar o dia de muita gente.

O café nosso de todo dia não só ajuda a levantar da cama, ele também traz vários benefícios.

Nem só de cafeína é feito o café, ele possui muitos outros minerais como potássio, zinco, magnésio, ferro; possui também aminoácidos, lipídios e outros, ainda que em pequenas quantidades.

Está associado ao café o combate à depressão, a redução de incidência de Alzheimer, o aumento do fluxo sanguíneo cerebral, o aumento do metabolismo auxiliando no emagrecimento, o combate a inflamações e a formação de tumores, a inibição a asma e mal de Parkinson, a diminuição do colesterol e o auxilio a combate de doenças coronárias.

A sua elevada quantidade de antioxidantes (possui mais do que o vinho tinto ou chá verde) diminui a ação dos radicais livres, promovendo o equilíbrio celular, diminuindo o risco de desenvolver a diabetes tipo 2, ajudando a diminuir a celulite, etc.

Como tudo na vida, para desfrutar dos benefícios promovidos pelo café, ele deve ser consumido com equilíbrio.

O café deve ser consumido em menor quantidade por quem sofre de problemas estomacais, como gastrite por exemplo, por mulheres na menopausa ou por quem sofre de osteoporose (pois a cafeína dificulta a absorção de cálcio piorando os casos de osteoporose) e por quem tem problemas cardiovasculares.

Já tomei o meu café hoje, e você, está esperando o que?

Compartilhe
Médica – Sócia Proprietária da Clínica Promédico e Vice Presidente do Hospital São Sebastião de Tarumirim. Especialista em Nutrologia e Ultrassonografia. Medicina Integrada e Longevidade/Emagrecimento e Performance Esportiva