Brasileirão: Equilíbrio pode se manter com jogos de hoje e amanhã

0
315

por Nilton Ramos*

 

A 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A com jogos hoje e amanhã pode manter o equilíbrio da disputa de 2015, o que tem ocorrido desde o seu início, sobretudo na parte de cima da tabela e na luta à parte, que se trava para fugir do ‘Z-4’ e não ser rebaixado à Série B de 2016.

A rodada começa com dois jogos às 19h30 de hoje, entre Flamengo x Atlético Paranaense e Coritiba x Palmeiras.

O time rubro-negro, reforçado pelas contratações do peruano Paolo Guerrero e Emerson vem de derrota para a Ponte Preta e no confronto de logo mais terá a pressão da sua exigente e mas fanática torcida no jogo contra o bom e organizado time paranaense, que por sua vez, empatou com o Sport Recife, jogando em Pernambuco.

O Flamengo ocupa apenas a 13ª posição da tabela de classificação, com 20 pontos. Já o Atlético se destaca ao ocupar a 6ª colocação, com 29, a 1 ponto apenas de entrar do ‘G-4.’ Logo, apostamos numa boa partida de Futebol, entre cariocas e paranaenses.

No outro embate das 19h30h, Coritiba x Palmeiras medirão forças em Curitiba. Ambos vem de derrotas no campeonato.

O ‘Coxa’, dirigido  pelo técnico Ney Franco, mineiro de Caratinga, tendo despontado no Ipatinga, terá uma missão mais dura e ainda necessitará do apoio da sua apaixonada massa verde, no Couto Pereira.

O Coritiba corre sério risco de voltar a disputar a Segunda Divisão do nosso Futebol,  segura a lanterna do Campeonato Brasileiro, ao ocupar a última colocação na tábua classificatória, com apenas 12 pontos em 17 jogos até aqui. É muita pressão.

A pressão aumentar ainda mais porque o adversário de logo mais será o equilibrado time do Palmeiras, muito bem organizado pelo técnico campeão brasileiro pelo Cruzeiro, Marcelo Oliveira, que aliás, vem ‘mordido’ pela derrota para o seu ex-clube, no domingo, por 2 a 1 na Arena Mineirão, em Belo Horizonte.

O ‘Porco’ é o 7º colocado, com 28 pontos, está apenas a 6 pontos do líder Atlético Mineiro, e 2 do ‘G-4.’  Será o confronto dos verdes e não nos enganemos pelo que dizem os números e a posição antagônica que separam os confrontantes nos jogos de hoje, pois há no jogo todos os ingredientes para uma belíssima e nervosa partida.

Nos dois jogos das 21h, Santos x Vasco,  Goiás x Chapecoense medirão forças.

O ‘Peixe’ vem de vitória na Vila Belmiro ao golear por 3 a 0 o Coritiba. Mas é o 14º colocado com 20 pontos apenas em 17 rodadas até aqui no certame nacional. Pesa sobre o time praiano a obrigação de aproveitar o segundo mando de campo seguido, fazer valer o apoio da sua torcida e buscar subir na classificação.

Do lado oposto, o Vasco, numa crise, depois de conquistar o Campeonato Carioca, com o jovem técnico Doriva, sofre pressões, inclusive rondado pelo fantasma de voltar à Segunda Divisão.

O time cruzmaltino é o penúltimo na classificação, ocupa o ‘Z-4’ com apenas 13 pontos assinalados na metade da disputa.

O Vasco vem de empate fora do Rio de Janeiro com o Joinville em 0 a 0.

No outro jogo, Goiás x Chapecoense. O time de Santana Catarina consegue manter uma campanha regular este ano; é o 9º com 24 pontos ganhos. Ao contrário do seu adversário de hoje, que tem 15, e é o primeiro do ‘Z-4.’ Vai para o jogo dos verdes sob forte pressão, tendo que ganhar para deixar a zona de degola.

Outras três partidas reservadas para às 22h. Corinthians x Sport. Internacional x Fluminense e Ponte Preta x São Paulo.

O ‘Timão’ é o vice-líder, está no ‘cangote’ do ‘Galo Bicudo’, com 34 pontos, 2 a menos que o Atlético das Alterosas. Vem de um bom empate no clássico com o São Paulo, que poderia ter até perdido, não fosse um erro  de arbitragem. Atuará empurrado pela sua força que vem da arquibancada.

Neste desafio, o Sport terá a difícil missão de segurar os paulistas, pois o time pernambucano ainda não conseguiu vencer fora de casa. Tem 30 pontos e é o 5º colocado. E já figou no topo da tabela. A quebra do tabu pode lhe render novamente uma encostada no ‘G-4.’

‘Colorado’ e ‘Tricolor Carioca’ farão o segundo duelo das 10 da noite. O Inter foi duramente castigado no clássico Gre-Nal ao ser goleada por 5 a 0, depois da demissão do técnico.

Sobre si pesa o dever da recuperação porque tem o mando de campo. Já o Fluminense, de Fred e Ronaldinho Gaúcho, a recuperação depois de perder em Santa Catarina para o Avaí, por 1 a 0, time que figura na rabeira do campeonato. É o 16º com 20 pontos.

O time das Laranjeiras está na zona de classificação para a Copa Libertadores da América. É o 4º colocado, soma 30 pontos, e marcar pontos pode lhe assegurar um pouco mais de tranquilidade entre os quatro primeiros.

E no último jogo desta quarta-feira, o Figueirense recebe o São Paulo. O ‘Figueira é o 15º, com 20 pontos.

O São Paulo é o 8º, tem 28 pontos e vem insatisfeito com o empate no clássico com o Corinthians, pois, argumenta, com razão, poderia ter somado 3 pontos ao invés de 1 não fosse o pênalti não marcado pelo árbitro  Leandro Vuaden.

ATLÉTICO x GRÊMIO O DESTAQUE DE QUINTA

A 18ª rodada será concluída com mais três partidas. Ponte Preta x Avaí, no Moisés Lucarelli, em Campinas, e Joinville x Cruzeiro, na Arena Joinville.

A ‘Macaca’ tem 22 pontos e ocupa a 10ª posição entre os 20 clubes da elite. Vem motivadíssima pra cima do Avaí, pois superou o Flamengo, em Campinas, por 1 a 0.

O Avaí busca pontuar para se distanciar da zona de perigo no Brasileirão. Está motivado pela vitória de 1 a 0 sobre o Fluminense.

Joinville, com 13 pontos, é o 18º, e ocupa o ‘Z-4′ e vem de empate sem gols com o Vasco no Rio receberá o Cruzeiro, motivado pela belíssima vitória sobre o bom time do Palmeiras por 2 a 1 na Arena Mineirão.

O Cruzeiro é o 11º apenas, tem 21 pontos em 17 rodadas, e passa pela fase de transição com a troca de treinadores, com Vanderley Luxemburgo substituindo Marcelo Oliveira, que levantou o título de campeão brasileiro ano passado pela equipe azul celeste.’

Dos jogos de quinta, destaque para o confronto entre Atlético x Grêmio, no Mineirão.

O ‘Galo Bicudo’ mantem a liderança isolada do Brasileiro com 36 pontos, e vem de um empate sem gols no Serra Dourada contra o Goiás.

A equipe alvinegra tem a cada jogo encontrado o equilíbrio necessário para se manter na ponta da tabela e luta pelo título sonhado pelos atleticanos.

Para o clássico com o time tricolor gaúcho, o treinador Levir Culpi adiantou a possibilidade de retornar com o atacante Luan, depois de recuperado de contusão.

O técnico Levir Culpi poderá voltar com o rápido Luan. Foto: Site oficial do Atlético-MG
O técnico Levir Culpi poderá voltar com o rápido Luan. Foto: Site oficial do Atlético-MG

Mas os atleticanos contam com a segurança defensiva, sobretudo na competência do goleiro Víctor e no argentino artilheiro Lucas Pratto para superar o adversário que vem fortalecido pela goleada em seu arquirrival no domingo.

A vitória para o time tricolor gaúcho lhe renderá três pontos, mas pelo menos nessa rodada não tomará a liderança do Atlético, com 36, mesmo perdendo.

A goleada sobre o Inter no domingo será 'combustível' para o tricolor gaúcho. Foto: Site oficial do Grêmio
A goleada sobre o Inter no domingo será ‘combustível’ para o tricolor gaúcho.
Foto: Site oficial do Grêmio

Contudo, será um confronto direto do líder contra o terceiro colocado. Uma partida com todos os atrativos para levar o torcedor ao Mineirão na noite de quinta-feira.

Compartilhe