As relações de trabalho voltarão ao que eram depois do Corononavírus?

0
541

Desde a chamada Reforma Trabalhista, promulgada em novembro de 2017, o Direito do Trabalho vem sofrendo profundas transformações. Todas elas foram realizadas sob alegação de modernizar e atualizar a legislação trabalhista.

Não resta dúvida que causaram impacto no dia a dia das relações de trabalho, vez que, por exemplo, foi regulamentado o teletrabalho, importante regime de prestação de serviços, que traz benefícios para empregados e empregadores.

Todavia, o impacto nas relações de trabalho causada pelo Coronavírus é e será muito maior.

Patrão e empregado, forçosamente, viram-se obrigados a sentar e negociar uma saída para a manutenção do emprego e também da atividade empresarial. Tiveram que deixar de lado o famoso antagonismo “capital x trabalho”, para dar lugar a um espaço de negociação, seja para firmar um acordo de redução de jornada e salários, seja para a suspensão temporária do contrato de trabalho.

Outras saídas também foram encontradas, principalmente com a realização de atividades até então impensáveis de serem feitas na modalidade “home office”. Você já imaginou ligar para um atendente de “call center” e ele te atender sentado na mesa de casa? Pois é isto que está acontecendo!

As reuniões por videoconferência são outra forma de manter as atividades, sem necessitar deslocar ou viajar. Vieram para ficar! Poupa tempo e custo dos envolvidos, além de diminuir o trânsito e a poluição.

As relações de trabalho mudaram e mudarão ainda mais. Cabe a cada um de nós, tirar algo positivo deste momento de pandemia e criar alternativas mais interessantes para trabalhar, seja você empregado, seja empregador!

The post As relações de trabalho voltarão ao que eram depois do Corononavírus? appeared first on F5 Jurídico.

Fonte