Apple apresenta o iOS 9, mais inteligente e com aplicativos renovados

0
326

A Apple anunciou nesta segunda-feira (8) a nova versão do iOS, o iOS 9. Com a nova edição de seu sistema operacional para dispositivos móveis, a empresa diz que seu foco está em torná-lo mais inteligente.

A principal medida que a empresa tomou para isso foi tornar a Siri mais intuitiva. A assistente virtual agora tem uma funcionalidade chamada Proactive, capaz de oferecer sugestões de aplicativos e outras informações baseadas no horário do dia e onde o usuário está localizado. A função é muito semelhante ao Google Now do Android, conforme foi especulado na última semana.

A empresa garante que essas informações do Proactive ficam armazenadas no próprio aparelho e nunca vão para a núvem. Isso porque o processamento acontece dentro do telefone. Google e Microsoft, por exemplo, usam o processamento na núvem para alimentar seus assistentes virtuais.

BBkQoEU

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O novo Spotlight no iOS 9 também é capaz de acessar conteúdo que está dentro de aplicativos em qualquer busca feita no sistema, ao invés de apenas abrir a página principal do aplicativo. Além disso, ele consegue fazer conversões de unidades de medida sem abrir uma busca na internet, algo que o Siri já consegue fazer há algum tempo, mas as buscas podem ser digitadas ao invés de faladas.

Outra novidade é o News, um aplicativo de notícias, como o próprio nome já diz. As reportagens são apresentadas em uma diagramação que carrega rapidamente e tem imagens grandes e animações. Veículos como CNN, Time, ESPN e Buzzfeed já firmaram parceria com a Apple para gerar conteúdo no novo aplicativo, que estará disponível inicialmente apenas nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

O serviço de pagamentos móveis Apple Pay, também irá receber atualizações no iOS 9. Ele será lançado no Reino Unido, onde será compatível o metrô de Londres, além de ser aceito por mais bancos e operadoras de cartão de crédito. A Apple também acabou com o nome Passbook, que agora se chama Wallet, um aplicativo que integra cartões de crédito e débito e planos de fidelidade em apenas um lugar.

O aplicativo de Notas do iOS também recebe novas funcionalidades (muito parecidas com as do Evernote), como a possibilidade de inserção de imagens, listas e desenhos. O Maps também ganhou atualizações, incluíndo o Transit, um suporte para fornecer direções de trânsito e rotas para trems, ônibus e metrô em mais de 20 cidades.

O iOS 9 também introduz um modo multitarefas para o iPad. Em primeiro lugar, o usuário pode fixar um aplicativo no canto da tela a partir da lista de aplicativos que surge quando ele aperta o botão “Home” duas vezes, em uma funcionalidade chamada SlideOver. O usuário, por exemplo, pode ler seus e-mails enquanto assiste um vídeo em uma janela menor, por exemplo. Os apps podem ficar divididos 50%/50% da tela ou 70%/30% do display.

Assim como o OS X El Capitan, o iOS 9 será lançado oficialmente no outono americano (primavera no Brasil).

 

 

Compartilhe