Alertas sobre o Exercício Aeróbico em Jejum – AEJ

O AEJ (Exercício Aeróbico Em Jejum) é a nova febre entre os adeptos de exercício físico e vem conquistando cada vez mais pessoas que desejam emagrecer. Se trata de um exercício físico aeróbico muito intenso praticado no período da manhã e em jejum.

Algumas pessoas que não tem a prática de se exercitar podem acabar se encantando com a proposta de emagrecimento do AEJ e correr riscos. Porém, o treino deve ser parte de um programa já existente e por um período de tempo limitado. Não deve ser praticado como rotina. Além disso, praticar exercícios e não se dedicar a uma reeducação alimentar acompanhada por profissionais pode não proporcionar os resultados necessários.

O exercício mais utilizado durante o jejum é a caminhada moderada de 40 a 50 minutos. Mas cuidado, muita intensidade na atividade pode causar a perda de massa magra. Essa diminuição de peso pode acontecer porque, quando ficamos muito tempo em jejum, perdemos glicogênio e o organismo busca outras fontes de energia, principalmente, a proveniente da gordura. Porém, o que às vezes ocorre, é o uso da energia vinda dos músculos, o que causa o catabolismo muscular, que é o uso do músculo como fonte de energia, ocasionando a perda de massa magra.

Antes de praticar o AEJ, tomar água é essencial. Eu também indico se hidratar bem durante o exercício. Após se exercitar também é necessário se alimentar em torno de 20 minutos depois.

É importante aconselhar que o AEJ deve ser introduzido na vida da pessoa aos poucos. Quando o organismo está em repouso pode se adaptar ao jejum com maior facilidade, mas o quadro muda durante os exercícios e a pessoa pode até desmaiar. Sendo assim, tome muito cuidado na hora de introduzir essa atividade na sua rotina.

Para alcançar o corpo idealizado não tem segredo especial, basta fazer uma reeducação alimentar, rever seu estilo de vida e praticar exercícios físicos. Tudo faz parte de um grupo de ações que, se seguidas, podem levar ao emagrecimento saudável e ao corpo desejado.

Compartilhe
Médica – Sócia Proprietária da Clínica Promédico e Vice Presidente do Hospital São Sebastião de Tarumirim. Especialista em Nutrologia e Ultrassonografia. Medicina Integrada e Longevidade/Emagrecimento e Performance Esportiva