Início Colunistas Daniela Ambrózio Alergia X Intolerância

Alergia X Intolerância

Muitas pessoas acabam confundindo  intolerância alimentar e alergia alimentar. Para o alérgico pode até ser perigoso não ficar atento a essa diferenciação.

Intolerância:

A intolerância alimentar ocorre pela produção deficiente de enzimas digestivas, no caso da intolerância à lactose a enzima faltante é a lactase. Sem a lactase, o organismo não consegue fazer a quebra do açúcar do leite (lactose) ocorrendo assim os sintomas indesejáveis que todo intolerante conhece.

Alergia

Já a alergia alimentar é quando o sistema imunológico rejeita algum alimento, considerado estranho pelo organismo. O organismo age como se o alimento fosse um invasor e produz anticorpos contra ele, gerando um processo inflamatório. A alergia é desencadeada pela proteína presente no alimento. Por isso é importante que se tome cuidado ao comprar produtos com rótulos “zero lactose”, pois como visto, a lactose é o açúcar do leite, não a proteína.

A alergia e a intolerância compartilham praticamente os mesmo sintomas, entre eles: gases, distensão abdominal, problemas digestivos, dores de cabeça, vômitos e cólicas.

Compartilhe
Médica – Sócia Proprietária da Clínica Promédico e Vice Presidente do Hospital São Sebastião de Tarumirim. Especialista em Nutrologia e Ultrassonografia. Medicina Integrada e Longevidade/Emagrecimento e Performance Esportiva

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
To install tap
and choose
Add to Home Screen
Continue in browser
To install tap
and choose
Add to Home Screen
Continue in browser
Continue in browser
To install tap
and choose
Add to Home Screen