Um dos grandes desafios das empresas familiares é saber como lidar com a saída do (a) fundador (a). A figura do (a) empreendedor (a) é vinculada a “paixão” pelo negócio, traduzida em atenção esmerada junto a clientes, fornecedores, colaboradores, e quem quer que mantenha contato.
A pergunta recorrente a cada mudança de geração é: Como garantir que os valores corporativos sejam transferidos aos sucessores, e continuem a fazer parte da cultura organizacional?
Dados estatísticos referentes aos negócios familiares apontam que cerca de 30% das empresas sobrevivem à segunda geração, e somente 5% chegam à terceira.
Isto ocorre, sobretudo, devido a ausência de um processo de preparação dos sucessores, que muitas vezes são formados em boas universidades, mas não entendem a realidade corporativa, a dinâmica organizacional, e seus reflexos nos direcionamentos estratégicos. A cultura afeta diretamente o comportamento organizacional, a forma de atuação da empresa junto ao mercado, e sua representatividade no desenvolvimento da localidade.
A empresa familiar tem atuação local, em sua grande maioria. Na comunidade em que atua é reconhecida pessoalmente, e as empresas, em muitos casos, possuem o sobrenome do fundador, sendo esta uma referência de toda uma linhagem familiar.
A cultura organizacional nas empresas familiares, portanto, se traduz de forma muito peculiar, a saber:
- Por meio da lealdade de seus colaboradores;
- Pela relação estreita entre membros da família e corpo organizacional;
- Pela proximidade com clientes, fornecedores, bancos, e demais instituições; e
- Pela figura carismática do (a) fundador (a), que é visto como um (a) empreendedor (a) visionário (a), cujo esforço demandado para o fortalecimento da empresa é exemplar.
Todos estes pontos são extremamente importantes para a manutenção dos valores e da cultura da empresa familiar, que se reflete na relação com colaboradores e com o mercado como um todo.
Assim sendo, a única maneira de manter cultura e desenvolvimento, é por meio de ações de governança corporativa. É preciso profissionalizar sem perder a essência do negócio.
Transparência e prestação de contas entre os sócios é fundamental para a harmonia da empresa e da família, e para a longevidade dos negócios.
Mesmo com a adoção de práticas e normas explícitas, uma regra que traduz os valores do fundador não pode ser corrompida, é ela:
“A família deve servir a empresa, e não a empresa servir a família” (Peter Drucker). Os fundadores, geralmente, adotam esta prática, e definitivamente, esta é uma regra fundamental para a perpetuação dos negócios de família e do sonho do (a) fundador (a).