Vamos Falar Sobre Fibras?

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A fibra alimentar é um nutriente que deve estar presente, de forma equilibrada, na alimentação.

Entre suas diversas funções, estão a sensação de saciedade após a refeição, o estímulo da mastigação e, consequentemente, a secreção do suco gástrico. Ela também regula o funcionamento do intestino, tornando a absorção e digestão dos processos mais lenta. Outro benefício é a redução da absorção de gordura, colesterol e açúcar.

As fibras podem ser divididas em solúveis e insolúveis.
As solúveis interagem com a água e fazem a sensação de saciedade durar mais tempo. Além disso, também ajudam a diminuir a absorção de gordura e açúcar, pois uma parte considerável desses nutrientes é excretada junto com as fibras. Essas fibras podem ser encontradas em alimentos como lentilha, aveia, cenoura e hortícolas.
Já as insolúveis são encontradas em todo tipo de substância vegetal. Esse tipo de fibra não se dissolve na água, aumenta o tempo de trânsito do intestino, anula as chances do surgimento de hemorroidas e inflamações da parede do intestino. Além dos vegetais, as vitaminas insolúveis podem ser encontradas no milho, trigo, feijão, mandioca, beterraba e pães integrais sem glúten.

No entanto, é importante ressaltar que, assim como qualquer outro nutriente, existem recomendações diárias a respeito da quantidade de fibra a ser consumida por pessoa, então é essencial marcar uma consulta para avaliarmos.