Voluntariado e seus benefícios surpreendentes

0
416

Por Wederson Marinho

Um dos benefícios mais conhecidos do voluntariado é o impacto sobre a comunidade. Voluntários não remunerados são muitas vezes o elo que mantém uma comunidade unida, um lugar melhor. Mesmo ajudando com pequenas tarefas, as vezes até insignificantes aparentemente, você estará fazendo a diferença na vida das pessoas, animais e organizações que necessitam. O voluntariado se caracteriza por ser uma via de mão dupla: pode beneficiar você e sua família, tanto quanto a causa que você escolher para ajudar. Dedicar algum tempo para ajudar pode lhe trazer bons amigos, aumentar sua rede de contatos e ou te permitir descobrir novas oportunidades.

Ajudando os outros, você se ajuda. No mundo moderno com nossas vidas extremamente ocupadas, raramente achamos tempo para pensar no próximo e ser voluntário em alguma das milhares de causas em nossa cidade, estado, país ou até no mundo. No entanto, os benefícios do voluntariado são enormes para você, sua família e sua comunidade. O projeto certo pode ajudá-lo a encontrar amigos, estender a mão para quem precisa, aprender novas habilidades e até mesmo avançar em sua carreira. O voluntariado também pode ajudar a proteger a sua saúde física e mental. Saiba mais sobre os muitos benefícios de ser voluntário e encontrar dicas sobre como começar como voluntário. Confira alguns benefícios.

Ser Voluntário conecta você a pessoas

Um dos benefícios mais conhecidos do voluntariado é o impacto sobre a comunidade. Voluntários não remunerados são muitas vezes o elo que mantém uma comunidade unida, um lugar melhor. Mesmo ajudando com pequenas tarefas, as vezes até insignificantes aparentemente, você estará fazendo a diferença na vida das pessoas, animais e organizações que necessitam. O voluntariado se caracteriza por ser  uma via de mão dupla: pode beneficiar você e sua família, tanto quanto a causa que você escolher para ajudar. Dedicar algum tempo para  ajudar pode lhe trazer bons amigos, aumentar sua rede de contatos e ou te permitir descobrir novas oportunidades.

Voluntariado aumenta suas habilidades sociais e de relacionamento

Enquanto algumas pessoas são naturalmente extrovertidas, outros são tímidos e têm dificuldade em conhecer novas pessoas. Ser voluntário permite a oportunidade de praticar e desenvolver suas habilidades sociais, uma vez que você está se encontrando regularmente com um grupo de pessoas com interesses comuns. Uma vez que você dá o primeiro passo, é mais fácil quebrar a timidez e fazer mais amigos e ampliar seus relacionamentos. 

Voluntariado como uma família

Embora possa ser um desafio  coordenar o nosso tempo, o voluntariado nos ajuda na família e tem muitos benefícios que valem a pena. Para quem tem filhos, sabem que eles observam tudo tudo que você faz. Ao ajudar sua comunidade, você estará ensinando o seu filho a fazer a diferença e ser parte da mudança que nosso mundo precisa com suas ações.

 O voluntariado é bom para o corpo e a mente 

O voluntariado pode dar um impulso saudável para a sua auto-confiança, auto-estima e satisfação com a vida. Fazer o bem para os outros e para a comunidade proporciona uma sensação natural de realização. Seu papel como um voluntário também pode dar-lhe um sentimento de orgulho e realização. É a melhor sensação que podemos sentir.

Voluntariado combate a depressão.

A redução do risco de depressão é outro benefício importante do voluntariado. Um fator de risco chave para a depressão é o isolamento social e ser voluntário mantém você em contato frequente com os outros e ajuda a eliminar o stress. Trabalhar com animais de estimação é comprovadamente um dos melhores métodos para diminuir o stress, melhorar o humor e acabar com a ansiedade.

Voluntariado ajuda você a ser saudável.

O voluntariado é bom para sua saúde em qualquer idade, mas é especialmente benéfico em adultos mais velhos. Estudos comprovam que aqueles que atuam voluntariamente têm uma taxa de mortalidade mais baixa do que aqueles que não o fazem, mesmo considerando fatores como a saúde dos participantes. Oferecer-se para atividades de ajuda ao próximo tem se provado eficaz para diminuir os sintomas de dor crónica ou doença cardíaca.

Não tenho tempo ou outra limitação.  Ainda posso voluntário?

Mesmo devido a uma falta de transporte, limitações de tempo, uma deficiência ou outras razões, você ainda pode ser voluntário através do telefone ou do computador. Há muitos projetos em que você pode ajudar através da escrita, desenhos, redes sociais, enviando emails ou simplesmente divulgando as ações de entidades para sua família e amigos.

Se você acredita que pode ser voluntário através da internet ou fazendo algum trabalho em casa, fique ciente que há inúmeras  possibilidades para você ser útil dentro das suas condições.

O voluntariado pode avançar em sua carreira

Se você está considerando uma nova carreira, o voluntariado pode ajudá-lo a obter experiência em sua área de interesse e conhecer as pessoas no campo. Mesmo se você não está pensando em mudar de carreira, o voluntariado lhe dá a oportunidade de praticar habilidades importantes usados ​​no local de trabalho, tais como trabalho em equipe, comunicação, resolução de problemas, planejamento de projetos, gerenciamento de tarefas e organização.

 O voluntariado pode proporcionar uma experiência em carreira diferente

O voluntariado oferece-lhe a oportunidade de experimentar uma nova carreira, sem fazer um compromisso de longo prazo.  Em alguns campos, você pode oferecer-se diretamente a uma organização que faz o tipo de trabalho que você está interessado. Por exemplo, se você estiver interessado em enfermagem, você poderia oferecer-se em um hospital ou em um lar de idosos. Seu trabalho voluntário também pode expô-lo a organizações profissionais ou estágios que poderia trazer benefícios.

O voluntariado pode ensinar-lhe habilidades de trabalho valiosos

Só porque o trabalho voluntário não é remunerado não significa que as habilidades que você aprende são básicos. Muitas oportunidades de voluntariado fornecem treinamento extensivo. Por exemplo, você pode se tornar um conselheiro experiente em finanças, relações públicas, assistência social, empreendedorismo e muitas outras funções atuando nas entidades da sua região em abrigos, escolas, fundações, asilos, creches e muitas outras entidades.

O voluntariado também pode ajudá-lo a melhorar as habilidades que você já tem e usá-las para beneficiar a comunidade em geral. Por exemplo, se você é advogado pode trabalhar ajudando as pessoas a se conscientizarem sobre o seus direitos e no processo continuar sempre melhorando suas habilidades de advogar, preparar processos, falar em público e ainda trabalhar seu marketing pessoal.

Paixão e positividade são os únicos requisitos

Enquanto aprender novas habilidades pode ser benéfica para muitos, não é um requisito para uma experiência de voluntariado gratificante. Tenha em mente que as habilidades mais valiosas que você pode trazer para qualquer esforço voluntário são a compaixão, uma mente aberta, uma vontade de fazer o que for necessário, e uma atitude positiva.

O voluntariado traz diversão e satisfação para a sua vida

O voluntariado é uma maneira divertida e fácil de explorar seus interesses e paixões. Fazer trabalho voluntário pode ser uma forma interessante e relaxante de quebrar a rotina dos compromissos de trabalho, escola ou família. O voluntariado também pode te ajudar a exercitar sua  criatividade, motivação e visão e, isso, pode te ajudar muito na vida pessoal e profissional.

Dicas para Introdução Voluntariado

Primeiro, pergunte-se se há algo específico que você quer fazer.

Como encontrar a oportunidade certa voluntário

Existem inúmeras oportunidades voluntárias disponíveis. A chave é encontrar uma posição de voluntário que você iria desfrutar e ser capazes de realizar. Também é importante ter certeza de que seu compromisso corresponde às necessidades da organização. As seguintes perguntas podem ajudá-lo a limitar as suas opções:

Você gostaria de trabalhar com adultos, crianças, ou animais, ou remotamente a partir de casa?

Você prefere trabalhar sozinho ou como parte de uma equipe?

Você está melhor nos bastidores ou você prefere a assumir um papel mais visível?

Quanto tempo você está disposto a cometer?

Quanta responsabilidade você está pronto para assumir?

Que habilidades você pode trazer um trabalho voluntário?

Que causas são importantes para você? 

Definindo isso, visite algumas entidades, converse com os responsáveis e se envolva.

Lembre-se, pequenas ações podem gerar transformações grandiosas.