Governador Witzel quer polícia do Rio de Janeiro treinando em Israel

0
495

O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), está em visita a Israel. Ele afirmou nesta segunda-feira (10), que o estado de Rio irá firmar convênios de “cooperação técnica” com o governo israelense na área de segurança pública.

Para o ex-juiz, os membros de facção do Brasil são comparáveis aos terroristas. “Os problemas que existem em Israel são muito parecidos com os que nós temos hoje no estado do Rio de Janeiro, temos grupos armados similares a grupos terroristas. Organizações criminosas que estão cooptando áreas do nosso território e que as utilizam para o comércio de drogas e fazem com que as pessoas que lá vivem sejam submetidas a todo tipo de violência”, destacou.

Witzel entende que as táticas aplicadas no combate a ações terroristas em Israel podem ser úteis para as forças de segurança do Rio de Janeiro. “O terrorismo é muito semelhante ao crime organizado, e por isso as técnicas utilizadas não são de guerra, são de neutralização das ameaças que precisam ter um certo protocolo, mas precisam de frações de segundo para se tomar uma decisão”, acredita. Segundo ele, as situações de segurança entre os dois países são “muito parecidas”.

Além de conhecer os drones que podem neutralizar potenciais ameaças, o próximo governador do rio está tentando estabelecer convênios com o Ministério da Defesa Interna e o Exército israelenses para o treinamento de policiais.

No final do dia, ele publicou um vídeo sobre o tema